O dia 18 de maio é lembrado nacionalmente como o dia contra a violência e abuso sexual infanto-juvenil. Buscando lembrar a sociedade com relação à passagem desta data, o Conselho Tutelar de Vargeão como sendo um dos principais órgãos de prevenção e proteção as crianças e adolescentes, esta desenvolvendo no município uma grande campanha contra a violência e abuso sexual infanto-juvenil, tendo a parceria de outras entidades que abraçaram a causa e estão direta e indiretamente envolvidos com estas ações.
Como programação, o Conselho Tutelar de Vargeão realizou diversas palestras educativas nas escolas do município, com alunos de 1° ao 6º ano. O objetivo dessas palestras é conscientizar as crianças e os pais, da prevenção contra o abuso e a violência infanto-juvenil. Além disso, realizaram campanhas em rádios da região alertando a população sobre a freqüência de casos registrados no município e em toda região.
Nas escolas ainda, foi lançado um concurso de melhor desenho com os alunos de 1º a 3º ano e com os alunos de 4º a 6º ano foi desenvolvido uma frase de acordo com o tema trabalhado nas palestras. Os dois melhores trabalhos de cada escola serão premiados. Ambos após a premiação serão utilizados para a confecção de um adesivo e posteriormente distribuídos a toda a população vargeonense.
Durante esta quarta e quinta-feira dia 15 e 16, o Conselho Tutelar em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o SESC, estão realizando palestras educativas com alunos da rede estadual e municipal de ensino das séries finais do ensino fundamental e ensino médio, repassando informações através de vídeos e cartilhas de como coibir a prática na sociedade, as formas de denúncias e as maneiras de identificar crianças e adolescentes que estejam sofrendo alguma forma de violência.
O Objetivo da campanha esta sendo de informar e disseminar o assunto entre todas as pessoas no município e principalmente conscientizar e prevenir as crianças dos abusos e da violência infanto-juvenil, "pois o País que quer ser grande tem que proteger quem ainda não terminou de crescer" salientaram os conselheiros durante a entrevista.
Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão