Crianças participam de atividades e aproveitam para se confraternizar com estudantes de outras unidades
Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Ponte Serrada e o Sesc de Xanxerê alegrou dezenas de crianças na última quarta-feira, dia 8. A contação de histórias no Centro de Educação Infantil Carmelina Menin Rossi foi assistida por estudantes da unidade e também da Creche Hortência Rodrigues de Almeida.
Dramatizada por um profissional do Sesc, a apresentação "Balaio de Histórias, contos, cantos e brincadeiras" divertiu a criançada com um resgate de clássicos da literatura infantil. O encontro também serviu para os alunos encenarem uma poesia ligada ao tema "Criança Merece ter Paz", trabalhado periodicamente pelas creches do município.
A diretora Maristela Santin Luvison, responsável pela Creche Carmelina Menin Rossi, disse que o objetivo é instruir as crianças para que tenham e criem um ambiente de paz na escola, dentro de casa e no convívio social. "Isso ajuda eles a desenvolverem a solidariedade e o companheirismo", ressaltou.
Já a Contação de História Itinerante acontece semanalmente nos Centros de Educação Infantil de todo o município, em parceria com segmentos sociais da comunidade. No mês de abril a Escola Ubaldino de Araujo Bello iniciou o projeto ao dramatizar a história "O reizinho mandão", de Ruth Rocha.
"A contação de história itinerante tem por objetivo contemplar todas as turmas da educação infantil, incentivar ainda mais a leitura nos espaços sociais e promover a interação entre a comunidade e a escola. Os contadores vão até as creches, como forma de desenvolverem novos talentos, valorizando nosso povo e despertando a criatividade e o prazer de ler", destacou a coordenadora geral da Educação Infantil em Ponte Serrada, Neuza Tamanho.
"Estas iniciativas têm por objetivo possibilitar acesso à literatura, desenvolver a imaginação, a oralidade, a criatividade, a interpretação de imagens e textos, promover relações sociais, transmitir valores que determinam atitudes éticas, possibilitando a melhor convivência e ampliando o processo de comunicação entre as crianças", completou.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada