You are currently viewing Turismo rural pode render bons frutos para Ponte Serrada

Turismo rural pode render bons frutos para Ponte Serrada

Administração está mapeando propriedades com potencialidades turísticas no município

Um cronograma de visitas em propriedades rurais de Ponte Serrada começou a ser cumprido nesta semana por uma equipe da administração municipal. A intenção do prefeito Eduardo Coppini (Duda) é realizar um levantamento das áreas e observar as potencialidades turísticas que cada uma oferece para atrair visitantes de toda a região.

O diretor de Meio Ambiente, Sandro Pereira, esteve na propriedade do seu Adolfo Cortelini, localizada na saída para a Linha Alegre, a pedido do próprio dono. Após a visita, Sandro atestou que Ponte Serrada tem potencial para desenvolver turismo rural, ecológico, ecoturismo e até mesmo turismo de aventura.

"O município possui muitas belezas naturais que muitas vezes não damos o devido valor porque estamos acostumados a vê-las diariamente. Mas esse tipo de ambiente, se explorado e divulgado adequadamente, pode contribuir para o desenvolvimento econômico das famílias e de nossa cidade", comentou o diretor.

Segundo ele, a propriedade visitada nesta semana permite o desenvolvimento de uma série de atividades, entre elas, acampamentos, degustação e compra de produtos coloniais, como o vinho. "Há algumas cachoeiras lindas e com água favorável ao banho. Estas quedas de água ainda podem ser utilizadas para a prática de rapel, escalada em ambiente natural, além da montagem de uma tirolesa de aproximadamente 300 metros", acrescentou.

Com a parceria de outras instituições e do próprio comércio do município, o desenvolvimento do turismo rural pode render bons frutos a Ponte Serrada. "Em várias oportunidades tivemos a satisfação de receber no município estudante de faculdades, excursões de igrejas e até mesmo soldados do Exército brasileiro, que realizaram a prática de rapel em cachoeiras da cidade. Segundo os próprios visitantes, em seus relatos, são poucos os lugares na região e até mesmo no Estado com um potencial tão grande para a realização desta prática esportiva", disse Sandro.

Ele ainda lembra que através do próprio Pronatec, programa do governo federal, cursos relacionados à área de turismo podem ser oferecidos para habilitar a população, capacitando os moradores para receberem os visitantes. "Isso possibilitará um incremento na renda financeira das famílias que fizerem de suas propriedades um local para descanso, lazer e aventura".

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada