Os municípios atingidos pela estiagem nos últimos anos foram beneficiados na última sexta-feira, dia 12, com a entrega de tratores através dos governos estadual e federal. Entre as cidades catarinenses, Passos Maia e Ponte Serrada receberam um trator com distribuidor de adubo líquido, com capacidade de cinco mil litros para o transporte de água. A cerimônia de entrega foi realizada em Chapecó.
Os equipamentos foram adquiridos com R$ 10 milhões de recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e R$ 1,15 milhão de contrapartida do governo do Estado. A ação visa equipar as prefeituras para que possam, por meio do transporte de água e abertura de cisternas e açudes, usar as máquinas para atender os agricultores familiares.
Em Passos Maia, por exemplo, a conquista antecede a vinda de outros três novos tratores previstos para o decorrer do ano. Segundo o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro), o município já tem assegurados os recursos. "A fase é de licitação. Mais alguns implementos também serão recebidos através do Estado", adianta.
O prefeito afirma que após a chegada de todos os tratores, a administração organizará as patrulhas agrícolas no interior, beneficiando os assentamentos. "Nós implantaremos as patrulhas, provavelmente, até o final do ano, cumprindo mais um compromisso de campanha. Isso vai agilizar o serviço e reduzir custos", avalia.
Em Ponte Serrada o trator também já está disponível no parque de máquinas. O município é outro que aguarda a vinda de mais um, através de emenda do deputado federal Décio Lima (PT/SC). O novo trator já foi até licitado e deve ser entregue nos próximos dias.
De acordo com o secretário de Administração de Ponte Serrada, Alceu Wrubel (Tibe), a Prefeitura ficará com oito tratores na frota, sendo três cedidos às comunidades e cinco disponíveis no parque de máquinas. Com isso, Tibe adianta que a tendência é leiloar um deles, já com bastante uso e exigindo reparos habitualmente.
No total, foram 117 tratores adquiridos via leilão presencial no Estado, que deverão atender os agricultores familiares de 100 municípios, não só na época de estiagem, mas também como ferramentas úteis para o escoamento da produção agrícola. Na primeira etapa foram 51 municípios beneficiados. Já para maio, em São Miguel do Oeste, está prevista uma nova entrega, atendendo mais 49 municípios.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada e Passos Maia