Administração de Passos Maia incentiva criação de agroindústrias familiares

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Incentivar a criação de agroindústrias familiares para ampliar a renda da agricultura familiar está entre os focos da administração municipal de Passos Maia. E para conseguir ações práticas dentro do mais breve tempo, uma reunião entre o prefeito Ivandre Bocalon (Evandro), representantes dos assentamentos rurais e o representante do Incra, Jovito Sodré, ocorreu na manhã da última quarta-feira, dia 10.

Várias questões de interesse das famílias assentadas no interior do município foram levantadas, com a administração manifestando apoio à criação de agroindústrias familiares. Representantes dos agricultores sugeriram durante o encontro a instalação de um moinho colonial em Passos Maia, onde hoje existe a Casa da Mandioca.

O prefeito aproveitou a reunião para encaminhar tratativas junto ao Incra voltadas à implantação de uma indústria de beneficiamento de leite, pelo programa ProInfo, através do Incra/MDA. A intenção é destinar o produto à merenda escolar, agregando valor e maior retorno financeiro aos produtores.

Segundo o representante do Incra, Jovito Sodré, recursos para o financiamento de agroindústrias familiares existem, basta a elaboração de projetos que demonstrem viabilidade econômica.

Na pauta do encontro ainda esteve a cessão de máquinas e equipamentos da Casa do Mel para a Associação de Apicultores de Passos Maia, "além da possibilidade de transferir máquinas e equipamentos da Casa da Mandioca para outro grupo de agricultores do município", completou o prefeito.

Evandro já solicitou uma audiência com a superintendência do Incra para a próxima semana, em Florianópolis. O objetivo é dar sequência aos encaminhamentos para a elaboração de projetos de agroindústrias familiares, além de conversar sobre outras questões de interesse das famílias assentadas, como a regularização e titulação dos lotes, recursos para a habitação, renegociação das dívidas dos assentamentos e liberação de recursos para a manutenção de estradas.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia