A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde de Ponte Serrada, realiza de 11 a 15 de março, sexta-feira, a Semana Saúde na Escola. As atividades seguem de acordo com a programação nacional dos Ministérios da Saúde e da Educação, marcando o início das ações do Programa Saúde na Escola.
O objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno dos alunos. A secretária de Educação do município, Andreia Ferrari, descreve que durante a semana estão sendo visitados os sete centros de educação infantil (creches), as duas escolas estaduais e as três municipais, totalizando 2.968 alunos.
As palestras são ministradas pelos profissionais da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. Nas creches e escolas municipais, com alunos até o 5º ano, são abordados temas como prevenção à obesidade e saúde ocular. Os alunos das séries finais do ensino médio também assistem a palestras com temas como a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
O Programa Saúde na Escola (PSE) incentiva a população a adquirir o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para facilitar o atendimento médico. "Além de conscientizar as crianças e adolescentes, isso é uma forma de fazer com que eles tenham o cartão do SUS, o que ajuda muito quando elas precisam de cuidados médicos", explica a enfermeira Maristela Giombelli.
Iniciando a semana com uma palestra de prevenção à obesidade, alunos das creches Pequeno Cidadão e Tereza Ferronato Fávero participaram de atividades ilustrativas e de colorir coordenadas pela nutricionista Alice Cristina Frozza. Ela passou a mensagem de como deve ser uma alimentação saudável para que a obesidade não aumente como vem ocorrendo em todo o mundo.
"Relacionando os cardápios escolares, podemos fazer um trabalho de educação nutricional muito bom. Eles passam um grande período de seu tempo nas escolas e nas creches, possibilitando assim que pelo menos enquanto estudantes tenham uma alimentação equilibrada e saudável", diz Alice.
Palestras com as psicólogas Caroline Mussio e Sandra Catapan também são realizadas. Elas trabalham o lado emocional e psicológico da obesidade, além da prevenção ao uso de álcool, drogas, tabaco, crack e demais entorpecentes.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada