A Secretaria de Assistência Social de Ponte Serrada, através do Centro de Referência em Assistência Social Especializado (Creas), conseguiu promover a transferência de moradores de rua que se encontravam em situação de vulnerabilidade e risco social, para um local apropriado e que oferece toda a estrutura necessária. O grupo foi abrigado em uma casa alugada pela prefeitura e está recebendo assistência.
Equipes Creas, Cras, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Meio Ambiente e voluntários envolvidos em projetos sociais estão prestando auxílio e estimulando o desenvolvimento de atividades que possam colaborar para que todos reestabeleçam seus vínculos familiares e sociais e se sintam integrados a comunidade.
O objetivo principal é trabalhar a autoestima e resgatar valores e vínculos rompidos desses indivíduos que aceitaram dar o primeiro passo para a mudança, através da participação em oficinas de reciclagem, música, pintura, terapias em grupo e o trabalho com a horta comunitária. Para a coordenadora do Creas, Fernanda Paglia, toda ajuda é bem vinda. "Se unimos forças com os diversos segmentos da sociedade, os resultados com certeza serão melhores. Estamos recebendo sugestões que enriqueçam esse desafiador projeto".
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada