Através de uma campanha promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Ponte Serrada foram retirados de circulação três toneladas de vidros, aproximadamente 500 pneus e outros 100 kg de borracha. Os materiais não estavam sendo utilizados e, na maioria dos casos, depositados em locais inadequados. Pontos específicos para coleta foram previamente identificados e divulgados pelas Agentes de Saúde. A população colaborou retirando o material de circulação e evitando danos ao meio ambiente e a saúde humana.
O Secretário de Meio Ambiente Fiorindo Franceschi Neto informa que ao promover a campanha o município atendeu as determinações da Lei nº 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina, entre outros princípios, a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. "A partir de agora, a Vigilância Sanitária poderá autuar, se for o caso, as pessoas que ainda mantiverem pneus e vidros armazenados de forma inadequada", informa o secretário Fiorindo.
O Diretor de Meio Ambiente Sandro Alves Pereira lembra que estes materiais, ao serem depositados de forma incorreta, podem acumular água e tornarem-se locais propícios a proliferação do mosquito da dengue. Ainda segundo ele, todo o material foi recolhido por empresas habilitadas e encaminhado para a reciclagem. Para realizar a campanha a Secretaria do Meio Ambiente contou com a colaboração do Creas, da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e também da Secretaria de Infraestrutura Urbana.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada