You are currently viewing Conselheiros Tutelares participam de capacitação em Ponte Serrada

Conselheiros Tutelares participam de capacitação em Ponte Serrada

Pesquisas revelam que uma em cada dez meninas serão vítimas de algum tipo de abuso sexual até completar 18 anos. Já um em cada seis ou dez meninos também sofrerá algum tipo de violência sexual até completar 18 anos. A informação foi apresentada pela pedagoga Aldacir Detofol que, nesta sexta-feira (14) ministra uma palestra para Conselheiros Tutelares em Ponte Serrada. Também participam do treinamento conselheiros dos municípios vizinhos de Vargeão, Passos Maia e Faxinal dos Guedes.

Como coibir ou diminuir a incidência de casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes? Investindo em educação, na estrutura familiar e também denunciando os casos, alertou a palestrante Aldacir. Ela lembrou que a pessoa que denuncia ao Conselho Tutelar não precisa se identificar. E, caso prefira, pode ainda ligar ao Disque 100, um número específico para este tipo de denuncia.

Aldacir ressaltou que o abuso sexual não é a única forma de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Maus tratos, a falta de cuidados, como alimentação adequada, por exemplo, a falta de frequência à escola ou situação de abandono também se caracterizam com violação de direitos.  

A iniciativa em promover a capacitação foi da Assistente Social do Fórum da Comarca de Ponte Serrada, Claudenice W. de Mattos. Segundo ela, além de reforçar as atribuições dos conselheiros e as técnicas de abordagem, um dos focos principais é incentivar o trabalho em rede, ou seja, integrar ações dos conselheiros com a Assistência Social, Secretaria de Educação e Saúde, Cras, Creas, Polícia Militar, Fórum e Conselho de Direitos. A capacitação terá uma segunda etapa programada para o dia 29 de outubro. Em Ponte Serrada, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é presidido por Fernanda Silveira Chagas.

Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada