Vargeão realiza Campanha contra Sarampo e Poliomielite. Vacinação inicia nesta segunda-feira

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A campanha de vacinação contra o sarampo acontece entre os dias 08 de agosto e 19 de Agosto em Vargeão. O dia "D" da vacinação será em 13 de agosto, junto com a segunda etapa da campanha contra a poliomielite (paralisia infantil). A meta é imunizar 100% das crianças com idade entre um ano e seis anos completos, o equivalente a cerca de 330 crianças. Contra a paralisia infantil deverão ser vacinadas 284 crianças de 0 a 5 anos.

A Secretaria de Saúde de Vargeão já esta recebendo as doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Elas estarão disponíveis nos pontos de vacinação que estão sendo divulgados e na unidade de saúde central. Todas as crianças da faixa etária prevista deverão ser vacinadas, mesmo que tenham sido imunizadas anteriormente. Para cada criança que fizer a vacina a Secretaria de Saúde vai entregar um mascote do Zé Gotinha pela participação na campanha.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das machas até quatro dias após o surgimento das mesmas.

A Secretária de Saúde Sônia Bodanezzi, lembra que a vacinação é o meio mais eficaz para prevenir tanto o sarampo quanto a poliomielite. Ela também lembra aos pais e responsáveis que é importante levar carteirinha de saúde da criança para registrar a vacina.

A vacinação contra o sarampo é chamada de "campanha de seguimento" e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, com o objetivo de reforçar a proteção das crianças e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus. A última campanha deste tipo ocorreu em 2004.

Em 2011, o Ministério da Saúde confirmou 10 casos de sarampo em território nacional, todos relacionados a casos importados da Europa. O último caso autóctone no Brasil foi registrado em 2001.

Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão