You are currently viewing Incentivo a bovinocultura: produtores implantam pastagens permanentes

Incentivo a bovinocultura: produtores implantam pastagens permanentes

Na última semana foi a vez dos agricultores da comunidade de Baia Baixa receberem as instruções técnicas sobre como implantar uma pastagem permanente. A oficina de manejo de pastagem e  fornecimento de água e sombra coordenada pela Engenheira Agrônoma da Epagri de Ponte Serrada Leila Tirelli e pelo secretário de Agricultura Olivo Cortelini é uma das etapas mais importantes do Programa de Incentivo a Bovinocultura de Leite.

Em cada encontro, depois de receber as instruções o grupo de agricultores implanta o piqueteamento em uma propriedade que serve como modelo. Depois, se auxiliam para implantar nas demais propriedades. Na oficina realizada em Baia Baixa o piquete foi implantado na propriedade de Jair Cagliari. Já na primeira oficina realizada na comunidade de Ressaca o piquete foi feito na propriedade de Milton Peruzzo. Segundo Leila, estão previstas mais cinco oficinas em diferentes comunidades.

O Secretário da Agricultura Olivo Cortelini ressalta que esta etapa da implantação dos piquetes está acontecendo após todos os 100 agricultores do município que fazem parte do programa terem recebido gratuitamente os equipamentos necessários como arames, caixa d' água, mangueiras e conexões. "Também foram feitas análises de solo de cada propriedade e, junto com os equipamentos, cada agricultor recebeu também os fertilizantes necessários", finaliza o secretário.

De acordo com a agrônoma Leila ao implantar a pastagem permanente o agricultor estará garantindo alimento de qualidade e também o fornecimento de água para os animais, um processo que deve resultar em maior produtividade de leite. Ainda segunda ela, o Programa de Incentivo a Bovinocultura de Leite terá continuidade após a conclusão das oficinas práticas. "Estamos programando para 2012 outras oficinas para repassar orientações sobre como fazer o sombreamento para os animais. Estaremos inclusive visitando uma propriedade modelo. Também vamos prosseguir com a assistência técnica e também fiscalizar a implantação dos piquetes", diz Leila.

O Programa de Incentivo a Bovinocultura de Leite foi implantado pela gestão do prefeito Antoninho Rossi e do vice-prefeito Tibe. Eles acreditam que a bovinocultura é uma das formas de garantir renda fixa aos agricultores e incentivá-los a continuar no campo. A prefeitura buscou apoio em recursos financeiros junto ao governo do Estado e já investiu R$ 120 mil nas ações voltadas ao fortalecimento da atividade.

Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada