Prefeitura incentiva implantação de calçadas padrão

A prefeitura de Ponte Serrada lança um projeto de incentivo aos proprietários de terrenos urbanos para que os mesmos construam passeios em frente aos seus terrenos ou mesmo substituam aqueles que já não estão em boas condições. Através do projeto de lei nº 2.121/2011 a prefeitura faz a doação de lajotas guias táteis de direcionamento para deficientes como forma de incentivar a implantação de novas calçadas que atendam os padrões de acessibilidade.   

Para ter acesso ao benefício os interessados devem fazer o requerimento junto ao setor de Tributação da prefeitura de Ponte Serrada no qual devem informar a quantidade de lajotas guias para a construção do passeio. É necessário apresentar matrícula atualizada do terreno ou a escritura. A solicitação será avaliada pelo setor de engenharia que, além de verificar a quantidade exata necessária, também dará orientação sobre a colocação e fará a vistoria da obra. Após receber o parecer favorável de doação das lajotas o beneficiado terá 60 dias para realizar a obra.

O secretário de Administração Márcio Chibicheski ressalta que as calçadas devem seguir um padrão previsto no projeto de lei. "Os proprietários devem utilizar blocos de concretos intertravados (paver), que são mais resistentes, seguros e antiderrapantes".

Para o prefeito Antoninho Rossi a medida deve colaborar não apenas para melhorar o aspecto visual da cidade, tornando-a mais bonita como também, acima de tudo, para garantir melhores condições de acessibilidade aos portadores de deficiência.

Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada