You are currently viewing Agentes de Saúde recebem orientações sobre direitos previdenciários

Agentes de Saúde recebem orientações sobre direitos previdenciários

A secretaria de Saúde de Abelardo Luz realizou nesta quarta-feira (17) uma palestra sobre os benefícios e direitos previdenciários com a assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Xanxerê, Andréa Araldi. O público-alvo foi os Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais que atuam na Rede Pública de Saúde e Assistência Social, além de representantes de sindicatos e coordenadores de programas sociais.

O objetivo foi tirar dúvidas sobre quem tem direito aos benefícios da Previdência Social e como fazer o encaminhamento de aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte, salário-maternidade e salário-família.

De acordo com a secretária de Saúde Marlene Piccinin, as orientações vão ajudar os Agentes de Saúde a sanar dúvidas da população que frequentemente fazem questionamentos sobre esses benefícios. "São eles que no dia-a-dia estão em contato direto com o cidadão e tem esse importante papel que é fazer chegar às famílias todas essas informações", explica.

Conforme a assistente social Andréa Araldi, o auxílio-doença ainda é o benefício com maior demanda de atendimentos e também é o que mais as pessoas têm dúvidas. "As pessoas acham que vão ter esse beneficio pra sempre, mas é um beneficio temporário. Outra questão é a diferença entre estar doente, mas não incapacitado para o trabalho. Isso tudo gera sempre muito dúvida", ressalta.

Dúvidas

As dúvidas sobre todos os benefícios previdenciários podem ser tiradas através do site http://www.previdencia.gov.br/ , pelo número 135 ou diretamente nas agências da Previdência Social, além de órgãos específicos no município. "Alguns profissionais da Secretaria de Saúde, da Assistência Social e do CRAS já tem um prévio conhecimento e a gente sempre orienta a procurar essas pessoas antes de fazer qualquer encaminhamento", explica Andréa.

Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz