Como aperfeiçoar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Com este propósito a secretaria de Saúde de Ponte Serrada realizou nesta sexta-feira, dia 01, a 2ª Conferência Municipal da Saúde. A população e também os profissionais da área tiveram a oportunidade de debater e de apresentar propostas dentro de três eixos temáticos.
A conferência de Ponte Serrada teve como palestrante a atual presidente do Colegiado de Gestão Regional, entidade que congrega 21 secretários de saúde da região da Amai. Sonia Franzoi Bodanese é enfermeira, especialista em políticas públicas e secretária de saúde no município de Vargeão. Ela falou sobre os desafios do setor.
Divididos em grupos e com os trabalhos coordenados pelo diretor de saúde de Ponte Serrada, Paulo Barpi, os grupos apresentaram diversas propostas. As mesmas serão levadas a etapa estadual da Conferência de Saúde. Foram eleitas como representantes do município de Ponte Serrada para a etapa estadual Neli Raimundi, Dilce Caliari Andrin, Marines Coratto e Fernanda Poletto.
A secretária de Saúde Adriana Pavelski disse que a conferencia foi uma oportunidade para que a população pudesse dizer o que pensa sobre as políticas públicas de saúde e apresentar propostas que, se aprovadas, devem ser, futuramente, implementadas pelo estado e pela união.
Avanços: ao participar do evento, o prefeito Antoninho Rossi e o vice-prefeito Tibe ressaltaram as conquistas da secretaria de saúde nestes dois anos e seis meses da atual administração. Além de especialidades como cardiologia e psiquiatria colocadas a disposição da população, o horário de atendimento em ginecologia também foi ampliado. Antoninho e Tibe também apresentaram números. Até o momento foram realizados mais de 50 mil procedimentos nas unidades de saúde e mais de 150 cirurgias eletivas. O valor investido com recursos do município em auxílio saúde, nestes dois anos e meio é superior a 500 mil reais.
Todas as conquistas, melhorias e aquisições de novos veículos foram apresentadas em vídeo, o qual também mostrou as duas novas unidades de saúde que estão em construção e o depoimento de usuários do SUS que estão satisfeitos com o atendimento recebido.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada