You are currently viewing Agricultores de Vargeão se reúnem para criação das Associações Comunitárias

Agricultores de Vargeão se reúnem para criação das Associações Comunitárias

O Governo Municipal de Vargeão realizou inúmeros investimentos na Secretaria de Agricultura nos últimos dois anos e consequentemente a realização dos serviços também aumentou devido à criação de programas para auxílios aos pequenos agricultores rurais. Somente neste período foram adquiridos quatro tratores agrícolas e inúmeros implementos para auxiliar os produtores em suas propriedades.

Pensando em como ampliar a número de agricultores a serem atendidos, o Governo Municipal lançou uma idéia inédita para Vargeão e pouco vista no estado, reunindo os agricultores em três núcleos para que se criem associações de trabalhos coletivos. As associações vão receber em comodato da Prefeitura de Vargeão, um trator de 100 cilindradas, um carreto basculante, uma grade aradora gobbi, uma ensiladeira com kits para capim e um distribuidor de adubo orgânico (calcário).

As três associações serão criadas reunindo as comunidades mais próximas de linha Urumbeva, Linha Gramas e Linha São Roque, aonde foram realizadas as reuniões. Na reunião o Prefeito Amarildo Paglia abordou criteriosamente como deverá ser feito o procedimento de criação dos grupos e sugeriu idéias de como se organizar para poder realizar os trabalhos.

A criação destas associações é uma idéia pioneira criada pelo próprio Prefeito Amarildo Paglia, para que com as associações, todos os agricultores do município possam ser diretamente beneficiados, "é um projeto audacioso, mas que queremos que seja referência em todo nosso estado. Estamos a cada dia, fazendo mais e melhor para o nosso povo de Vargeão, sempre trabalhando com imparcialidade e atendendo todos sem discriminação, chegando mais perto do cidadão com ações como essa, que tem como objetivo maior, o de criar meios para que o pequeno agricultor possa permanecer produzindo e cada vez mais, ampliando as suas atividades no campo", abordou.

Os equipamentos serão entregues após a criação e formalização dos grupos, os quais precisam constituir uma associação, compor uma diretoria e montar seu próprio estatuto para reger as formas de trabalho. A maneira como os grupos farão a realização dos trabalhos e as cobranças pelas horas trabalhadas nas propriedades, é uma competência da diretoria do grupo que deverá estar se reunindo para debater criteriosamente todas estas informações. Todos os custos operacionais e despesas relativas à prestação do serviço deverão ser custeados pelo próprio grupo que vai estipular o valor a ser cobrado para cada serviço a ser realizado.

Nas reuniões realizadas nas comunidades, a presença dos agricultores foi maciça, todos envolvidos buscando idéias para tocar o projeto à frente. O Vice-prefeito Abílio Gubert, o Presidente da Câmara de Vereadores Amarildo Gubert e o Secretário de Agricultura Adair Zappe também estavam presentes nas reuniões, além de outros vereadores, secretários municipais, diretores e funcionários da Administração Municipal.

Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão