Há 11 anos o dia 18 de maio é reservado para relembrar a sociedade brasileira da importância do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Neste dia, em 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli". Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência.
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, vários movimentos sociais em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Buscando aproximar as pessoas desta realidade, o Conselho Tutelar de Vargeão realizou nos três turnos desta quarta-feira (18), com alunos, pais e professores do 5º ao 8º ano e também do ensino médio, palestras com diversos profissionais de diversos setores. Representado a Polícia Civil, o Agente responsável pela Delegacia de Polícia de Vargeão Elizeu Lazarotto, abordou sobre drogas, Kellen Balena, responsável pelo IML de Xanxerê falou sobre os abusos de menores na região, Natalino Rodrigues de Moraes, responsável pelo Destacamento da Policia Militar de Vargeão falou sobre o bullying nas escolas e o palestrante Junior Chisté trabalhou o motivacional dos alunos.
Os membros do Conselho Tutelar também chamaram a atenção dos presentes sobre a freqüência de casos de violência sexual em Vargeão. Somente em 2011 já foram registrados mais de 5 casos. Além disso, colocaram a disposição o telefone do Conselho Tutelar (34340422) para denúncias e também o da Polícia Militar 190 que muitos já conhecem, salientando a importância das denúncias para que esses tipos de violências, em parcerias, sejam combatidos no município.
Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão