Estima-se que mais de 200 milhões de unidades de lâmpadas fluorescentes sejam consumidas no Brasil anualmente. Depois de usadas, é possível reciclar parte de seus componentes, como o vidro e o alumínio e ainda retirar o mercúrio, um material altamente prejudicial ao meio ambiente que também precisa ter um destino adequado. Porém, poucas são as empresas interessadas em promover a reciclagem deste material e menor ainda o número de municípios que se preocupam com esta questão.
Em Ponte Serrada, a Secretaria de Meio Ambiente, recentemente implantada, está atenta a esta necessidade. O secretário Fiorindo Francheschi Netto realizou uma campanha para recolher lâmpadas fluorescentes utilizadas. O primeiro passo foi buscar a colaboração das empresas que comercializam o produto. A secretaria solicitou que as mesmas passassem a avisar os clientes que estariam recebendo de volta, na própria loja, as lâmpadas usadas. Também foi feita uma divulgação junto à comunidade, através das rádios, solicitando que as pessoas que tivessem lâmpadas em casa fizessem a devolução.
"O resultado foi imediato. Em pouco tempo houve um recolhimento de mais de 1.300 lâmpadas fluorescentes usadas. Demos uma importante contribuição ao meio ambiente ao retirar este material de circulação e dando um destino adequado", revela o secretário Fiorindo. A prefeitura contratou uma empresa especializada em reciclagem deste tipo de material para fazer a coleta. Segundo o secretário, tão logo as lojas tenham uma boa quantidade de lâmpadas para ser novamente recolhida, a secretaria irá providenciar a retirada.
Semana do meio ambiente: para o próximo dia 27, Dia Nacional da Mata Atlântica, o diretor de meio ambiente Sandro Pereira organiza um plantio de mudas nativas nas margens do Rio Ponte Serrada e também do Rio Pouso dos Maia, os dois principais da cidade. A secretaria prepara ainda novas atividades que irão marcar a semana do meio ambiente, entre 5 a 12 de junho. Uma delas será em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL de Ponte Serrada e terá como foco o recolhimento de lixo eletrônico. Os materiais coletados também serão encaminhados a reciclagem.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada