Nesta semana teremos o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, a data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra as crianças e adolescentes.
Com o objetivo de divulgar a data. As profissionais do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Lidiane Brustolin, Giovana Votcoski e Juliana Marquetti realizaram palestras com alunos do programa PETI, núcleos dos Assentamentos Zumbi, Taborda, comunidade da Serraria Tozzo e sede.
Nas reuniões, além de divulgar a data, foi mostrado que esse tipo de violência é crime e viola cruelmente os direitos humanos, resultando em danos irreparáveis para o desenvolvimento físico, psíquico, social e moral das crianças e dos adolescentes suscetíveis ao abuso.
Outras conseqüências que as vítimas estão sujeitas são a dependência de drogas, a gravidez precoce e indesejada, alguns distúrbios comportamentais e doenças sexualmente transmissíveis.
A data lembra a todos a importância de se denunciar qualquer tipo de abuso, que você cidadão presencie ou fique sabendo, avisando as autoridades competentes você estará exercendo a cidadania e ajudando a evitar mais abusos.
Jarbas Ritter de Ramos – Ascom Passos Maia