You are currently viewing Alunos da Apae conhecem oficina de reciclagem da Escola Custódio de Campos

Alunos da Apae conhecem oficina de reciclagem da Escola Custódio de Campos

Com o intuito de trabalhar a preservação da natureza com os alunos com deficiência e desenvolver a coordenação motora e o aprendizado, os alunos da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais de Xaxim – Apae  visitaram os estudantes da Escola Estadual Fundamental Custódio de Campos também do município. O objetivo da visita foi conhecer a oficina de reciclagem desenvolvida pelos alunos e, a partir disso também desenvolver o trabalho na Apae.

                Acompanhados pelas professoras Mari Zorzi, e Lezita Chitolina, cerca de 10 alunos foram até a escola. De acordo com a professora Lezita, na visita, os alunos puderam conferir na prática quais são os processos da reciclagem para estar desenvolvendo as atividades na Escola. A professora ainda destaca, que além de trabalhar a conscientização do cuidado com o meio ambiente, com os alunos, também é desenvolvida a coordenação motora, o potencial produtivo e a capacidade de relembrar o trabalho que já era desenvolvido pela Apae. Na mesma ocasião, os alunos também aproveitaram para visitar alunos deficientes que estão no ensino regular.

A oficina de reciclagem, além de beneficiar os alunos também irá ajudar a Apae  com o reaproveitamento do e a reutilização do papel para confecção de outros produtos do mesmo material.

Oficina da Apae produz 60 quilos de estopas semanalmente

Todo mundo conhece os paninhos de estopas utilizados para limpar carros, móveis e demais utensílios domésticos. Pois a confecção desses paninhos faz parte de uma oficina da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae de Xaxim, a de confecção de estopas. Atendendo cerca de 15 alunos com deficiência no período integral, a oficina auxilia na coordenação motora e também no desenvolvimento das atividades. Semanalmente são produzidos cerca de 60 quilos de estopas.

A confecção do material parte da compra dos panos que é feita pela Apae, e depois de estarem com os materiais em mãos, a produção é feita pelos alunos. Enquanto alguns alunos cortam, outros organizam, e então eles são costurados, embalados e vendidos. O processo de costura dos panos é feito pela dona Terezinha Rodrigues, que já faz parte da Apae há 21 anos. Terezinha possui uma deficiência nas pernas, sendo que a mesma não consegue esticar, diante disso, a forma criativa e produtiva encontrada ä costura do material foi à adaptação da máquina com um pedaço de madeira, que com o joelho ela impulsiona o pedal que possibilita a rodagem da máquina.

Segundo a diretora da Apae, Gilvane Giachini, a oficina de confecção de estopas além de proporcionar aprendizado aos alunos e também prepará-los para o mercado de trabalho também é uma maneira de ocupar o tempo de muitos que possuem capacidade produtiva. Gilvane explica, que a Apae tem alunos de longa data que participam dessa oficina, a exemplo da Marizete Stauk, que está conosco já faz seis anos e a Junil da Silva que faz parte da Apae a 23 anos.

Gilvane salienta que a procura pelos paninhos de estopas é grande. Para as pessoas que tiverem interesse em adquirir os paninhos de estopas, os mesmos devem entrar em contato com a Apae pelo telefone (49) 3353 8229.

Apae de Xaxim atende cerca de 103 alunos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Xaxim-Apae, foi criada com o intuito de auxiliar famílias que possuíam filhos com algum tipo de deficiência mental ou associados. Com 25 anos de existência no município, a Apae atende 103 alunos matriculados, sendo 130 atendidos na Clinica em parceria com o Sistema Único de Saúde(SUS) oferecendo atendimento psicossocial, odontológico, médico e educacional gratuito. Além do atendimento para os alunos da cidade, também dos municípios de Marema, Lajeado Grande, Arvoredo e Cordilheira Alta.

Na Apae são atendidas crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual e associados, considerados moderada a profunda. Além do acompanhamento diário que os alunos recebem para auxiliar no processo educacional, eles também participam de oficinas profissionalizantes. Sendo elas: confeitaria e panificação, confecção de estopas e atividades ocupacionais.  Além disso, o trabalho é desenvolvido em sala de aula e também fora da escola, a exemplo da equoterapia trabalhada com cavalos com o intuito de desenvolver a coordenação motora, socialização, equilíbrio e auto-estima.

Ao todo, 40 funcionários integram o quadro funcional da Associação. Entre eles, estão: técnicos administrativos, dentistas, médico clínico geral, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, cozinheiras, zeladores, motorista e professores.

A Apae de Xaxim atende os alunos das 07h45min às 11h45min dia oferecendo alimentação  aos alunos que freqüentam a Associação durante o período matutino e integral e pela parte da tarde das 13h15min às 17h15min.  Entretanto, a Associação em parceria com a Prefeitura de Xaxim também disponibiliza de um ônibus para buscar e levar os alunos nos dias de aula. A escola está localizada na Rua Avelino Lunardi, 247, bairro Dr. Ari Lunardi.

Texto: Sandra Angonese