You are currently viewing Palestra sobre programa de desenvolvimento florestal será lançado sexta-feira

Palestra sobre programa de desenvolvimento florestal será lançado sexta-feira

Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a indústria Folem de Ipuaçu, acontece na sexta-feira (29) o lançamento do Programa de Desenvolvimento Florestal.  

O Programa traz várias alternativas para o produtor rural. O palestrante Engenheiro Agrônomo Pedro Francio Filho explica os benefícios da integração: "a diversificação rural tem chamado atenção de muitos pecuaristas e agricultores devido à instabilidade no campo. Portanto, a otimização da propriedade rural, modelos modernos de gestão, sistemas integrados de produção, aproveitamento de todos os metros quadrados da área, alternativas de produção e cultivos, tem sido termos atrativos e muito utilizados nos últimos anos perante os problemas enfrentados no campo".

O Programa já vinha sendo realizado pela Secretaria de Agricultura, mas nesse ano, segundo o Secretário de Agricultura Eduir Ceron, será ampliado. "Com o apoio da Indústria Folem vamos ampliar o Programa, pois há uma grande necessidade de madeira e lenha", avalia o Secretário.

O palestrante explica que os sistemas agroflorestais (SAF´s) se encaixam perfeitamente pela necessidade de mudança e produção sustentável. Estes se dividem em sistemas silvipastoris (florestas com pastagens); silviagrícolas (florestas com agricultura); e agrossilvipastoris (florestas com agricultura e pecuária simultânea ou seqüencial). Na integração Lavoura-Pecuária-Floresta a distribuição de mão-de-obra é mais uniforme durante o ano, existe uma melhoria das condições de vida promovida pela diversidade de produção, pois diminui os riscos e incertezas do mercado. As árvores no sistema funcionam como quebra-vento, mantendo a umidade do solo, aumentando a fixação de nutrientes, restaurando as propriedades químicas, físicas e microbiológicas do solo, melhorando a qualidade da cultura ou pasto. Além da exploração racional dos recursos disponíveis, aumenta a renda do agropecuarista, e resulta em maior estabilidade econômica.

Voldinei Zanella, Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Ipuaçu salienta que a parceria busca alternativa de renda para o produtor rural aumentar a produção de madeira para a região. "São várias formas de utilização da floresta na propriedade. São alternativas de sustentação integrando lavoura, pecuária e floresta, mostrando que é possível e viável produzir leite, grãos e floresta". Zanella também explica o compromisso que cada um vai ter: "A Folem oferece para os agricultores as mudar e assistência técnica e em contrapartida, o agricultor tem como compromisso a preferência de compra. Isso não quer dizer que o agricultor tenha obrigação de vender para a empresa, mas ele vai estar gerando um excedente para o mercado, pois poderá usar para a propriedade, aumentando a produção para que o preço melhore e tenha disponibilidade no mercado".

O Programa vai disponibilizar para os agricultores gratuitamente curso de capacitação, mudas de eucaliptos, assistência técnica e garantia da compra de madeira. A palestra acontece dia 29 de abril, às 19:30 horas na Sede do Cantareira em Ipuaçu.

Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu