You are currently viewing Prefeitura vai relocar famílias que vivem em área indígena

Prefeitura vai relocar famílias que vivem em área indígena

A prefeitura de Abelardo Luz vai transferir 32 famílias da área indígena Toldo Imbu, nas proximidades do bairro São João Maria, para um novo local. O prefeito Dilmar Fantinelli esteve reunido com os moradores, na última quinta-feira (21), para acertar os detalhes da relocação.

De acordo com Fantinelli, as famílias vivem na área há muitos anos, mas terão que desocupar o local já que não são considerados indígenas. "Os moradores aceitaram em sair do local após um acordo com a FUNAI", explicou.

As famílias serão transferidas para uma área da prefeitura no bairro Alvorada e serão beneficiadas com novas moradias, através do Programa Municipal de Habitação "Lar nosso Lar". "Serão contempladas nesta primeira etapa 25 famílias que terão, além da casa nova, ganharão também um terreno com 240 metros quadrados", ressaltou.

As 25 casas serão construídas com recursos do Governo Federal e as obras devem iniciar logo após o processo de licitação. O valor do investimento é de R$ 592 mil reais.

Contrapartida

O prefeito explicou ainda que as famílias não poderão vender ou trocar os imóveis pelo período de 10 anos. Os beneficiados também terão que contribuir com 120 parcelas mensais de R$ 50 reais para o Fundo Municipal de Habitação. "O valor é simbólico e vai ajudar a financiar outras moradias. A primeira parcela será usada para fazer o seguro da residência", salientou Fantinelli.

As famílias beneficiadas também participarão de curso de pedreiro que será ministrado com objetivo de gerar oportunidades de trabalho para que todos possam melhorar suas condições de vida. "Os participantes irão ajudar a construir a primeira casa do projeto", destacou o prefeito.

Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz