Próxima de completar 90 anos, Rosália Ribeiro de Almeida deu um belo exemplo na manhã desta terça-feira, dia 26. Com carteira de vacinação em mãos, chegou cedo ao posto de saúde central de Ponte Serrada para tomar a vacina contra a gripe. Ela afirma que não deixa de tomar a vacina desde os 60 anos e que é muito raro contrair a gripe. "Faço questão de ficar protegida". A campanha nacional de vacinação que este ano tem como tema ‘Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelo SUS', iniciou dia 25 e segue até o dia 13 de maio.
A campanha transcorre normalmente e o movimento no posto é intenso. Segundo a equipe responsável pela Sala de Vacinas, em Ponte Serrada devem ser imunizadas 249 crianças com idade entre seis meses e dois anos, 110 gestantes, 1.191 idosos (com idade acima de 60 anos) e 117 profissionais da área da saúde, totalizando 1.667 pessoas. Os indígenas também estão no grupo designado pelo Ministério da Saúde para ser imunizado, mas, em Ponte Serrada não há população indígena.
A secretária de Saúde Adriana Pavelski lembra que a vacina é trivalente, com proteção para os principais vírus que circulam no hemisfério Sul, a Influenza, a gripe H1N1 e a Influenza B. A vacinação será em dose única para todos os públicos, com exceção das crianças que receberão duas doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira.
Adriana ressalta ainda que entre os dias 25 e 29 deste mês e também no dia 02 de maio, uma equipe estará percorrendo as comunidades do interior e bairros para disponibilizar a vacina o mais próximo possível dos moradores. O Dia D de Vacinação será no próximo sábado, dia 30, quando o posto de saúde central estará atendendo durante todo o dia, sem paralisar as atividades no horário do meio dia. "É muito importante que todos tragam a carteira de vacinação", diz Adriana. Em Santa Catarina, a previsão é de que um milhão de pessoas sejam imunizadas.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada