O Cras (Centro de Referência De Assistência Social) de Passos Maia realizou no dia 14 de Abril, a I Amostra de Capoeira e Maculelê nos Projetos Sociais de Passos Maia. O evento ocorreu no Centro Comunitário do município e contou com a presença de diversos alunos da rede municipal de ensino e também de várias autoridades municipais.
O evento foi bastante animado, contando com a participação entusiasmada dos alunos que assistiram a uma apresentação da Cia de Capoeira Volta ao Mundo, supervisionada pelo Mestre Ceará (Aluísio Francisco Teixeira Filho). Os alunos vieram de Xaxim orientados pelo Professor Guilherme (instrutor Esquilo) e de Xanxerê orientados pelo Monitor de programas Sociais, Antônio Winckler Neto, e pelo Coordenador do Centro Sócio Educativo Jovem Cidadão, Oneide Antonio Jaques.
Em Passos Maia, a capoeira está inserida em todos os programas, no Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) através da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Projeto Peti (Programa da Erradicação do Trabalho Infantil) e no Programa Social Saber Viver, nos quais participam 187 alunos. As aulas são ministradas pela professora Samira C. dos S. Raimundi (aluna graduada Nairzinho) e coordenadas pela Orientadora Pedagógica Vânia Testa Tozzo.
A Orientadora Pedagógica e primeira dama, Vânia Testa Tozzo, está empenhada em trazer para o município novos programas, sempre preocupada em oferecer aos alunos novas opções de atividades para que eles possam desenvolvê-las.
A capoeira é um esporte e Patrimônio Histórico Cultural Brasileiro, exportadora da cultura brasileira para o exterior. O Programa Social Saber Viver tem como objetivo desenvolver a prática cultural e desportiva da Capoeira, promovendo-a como um instrumento de inclusão social e promotora de saúde física.
Jarbas Ritter de Ramos – Ascom Passos Maia