Comunidade escolar quer recuperar mata ciliar em manancial de água

A comunidade escolar do assentamento José Maria, interior de Abelardo Luz, iniciou a execução de uma série de ações práticas para despertar nos alunos e moradores a importância da preservação do meio ambiente. A escola, juntamente com a Associação de Pais e Professores (APP), está implantando um projeto de educação ambiental que visa proteger e recuperar a mata ciliar do lago da comunidade, um dos mais importantes e maiores mananciais de água superficial do município.

Serão implementadas atividades de produção e plantio de árvores nativas, coleta do lixo, palestras, construção de horta escolar, projeto de leitura, além do embelezamento da região e da própria escola que atende 510 alunos. O projeto conta com o apoio das secretarias municipais de Educação, da Agricultura e do Meio Ambiente.

De acordo com a professora Alexandra Rocha Gomes, as ações contarão com a participação de toda a comunidade escolar. "Queremos envolver todos os pais e moradores das comunidades próximas para que juntos possamos desenvolver essas ações", ressalta. Segundo ela, os alunos serão os multiplicadores dentro das comunidades e vão ajudar desde a coleta das sementes até o plantio nos locais previstos.

O presidente da APP, Valdecir Trevisan, ressalta que todos os moradores podem contribuir de alguma forma. "Vamos trabalhar na mobilização de todas as famílias para auxiliar de forma direta no projeto", destaca.

O manancial de água do assentamento José Maria, mais conhecido por "açudão", ocupa uma área com cerca de 17 hectares. O local concentra grande quantidade de espécies vegetais e aquáticas. Ao longo dos anos parte da mata ciliar do lago desapareceu e o objetivo dos alunos, professores e moradores é recuperar a área para as futuras gerações.

Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz