A Terceira Idade de Ipuaçu tem a oportunidade de ter sua historia de vida registrada em livro. A iniciativa da Psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social de Ipuaçu Silvana Alberton, da coordenadora do grupo de Idosos Olga Vargas e de toda a equipe do CRAS vão lançar o livro com as mais belas histórias dos idosos de Ipuaçu. Silvana explica que a população do mundo está cada vez mais velha e segundo a Organização Mundial de Saúde, por volta de 2025, pela primeira vez no mundo, haverá mais idosos do que crianças no planeta. "Diante disso, há uma enorme preocupação com a qualidade de vida destas pessoas, assim como, com toda a experiência de vida que os mesmos trazem em sua história e que na maioria das vezes acabam se perdendo de geração em geração", falou a psicóloga.
Em reflexão a respeito de quantas histórias de vida, as quais retratam marcos para a trajetória do Município, assim como histórias de superação, de alicerces primitivos na instituição família, vidas e contos de famílias que com o tempo podem ser esquecidas, ou simplesmente não ouvidas, o Cras esta ouvindo as histórias da Terceira Idade de Ipuaçu que será publicada em um livro. "O projeto tem o objetivo de resgate histórico e incentivo a cultura de valores", avalia a coordenadora Olga.
As histórias já estão sendo ouvidas. "São registros de vida, superação, assim como narrativas que sirvam de lição de vida para muitos que irão ler esta coleção de sabedoria", salientou Silvana.
Todas as quartas-feiras, dia em que a Terceira Idade se reúne em Ipuaçu, serão gravadas as histórias dos idosos que queiram participar, onde as mesmas serão audiogravadas e posteriormente transcritas. Após a junção de todas as histórias, as mesmas serão publicadas em livro, para que desta forma, outras pessoas tenham acesso ao material.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu