You are currently viewing Italianos visitam área indígena de Ipuaçu

Italianos visitam área indígena de Ipuaçu

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Há dois anos a área indigna Pinhalzinho de Ipuaçu vem recebendo trabalho voluntário vindo da região da Itália. Os universitários da região norte da Itália (cidade de Trentino-Altoadige) estão desenvolvendo projetos para a especialização sobre o alcoolismo.

O projeto que engloba várias ações é coordenado pela Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano – Outro Olhar que tem objetivo de realizar projetos que auxiliem comunidades em situação de risco a direcionarem seus olhares para os diversos caminhos, muitas vezes ocultos pelas lutas e obstáculos enfrentados no seu cotidiano.

Segundo a Diretora Presidente da Associação Juçara Hennerich, o projeto de controle ao alcoolismo faz parte de uma terapia comunitária para recuperar o individuo e ate a família dos problemas ligados ao álcool. "Trabalhamos o individuo junto a família e a comunidade para que ele se sinta parte da sociedade", diz Juçara que enfatiza que os problemas encontrados na área indígena são os mesmo que é vivenciado pela população branca. "O que diferencia são os olhares dos cidadãos que discriminam o índio".

Hoje pela manhã o grupo esteve visitando o Prefeito Municipal Denilso Casal onde expuseram o trabalho desenvolvido e comentaram sobre a boa receptividade dos Ipuasuenses.

A universitária Federica Manfrini  já esta visitando Ipuaçu pela terceira vês e agora vem buscar informações para sua tese com o projeto alcoolismo. Ela diz que trabalhar esse projeto dentro a área indígena de Ipuaçu é viável pelos problemas e soluções encontrados.

A Associação juntamente com o grupo está desenvolvendo agora um pomar na área indígena, onde, de acordo com Juçara, na próxima semana as árvores já serão plantadas.

Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu