Os idosos que participam do Grupo da Terceira Idade em Ipuaçu receberam orientação sobre a utilização de óleos vegetais.
A palestra foi abordada pela nutricionista de Ipuaçu Chaiana Marmentini e foi direcionada ao grupo de idosos porque a maioria deles possui o hábito de consumir gordura saturada. "Antigamente as pessoas consumiam essa gordura e ainda hoje desconhecem os malefícios que elas trazem para nossa saúde, inclusive o acúmulo de gordura nas artérias do coração, colesterol e triglicerideos alterados". Ela salienta que há casos mais conscientes que utilizam óleos de melhor qualidade, dando ênfase para bons resultados na saúde, principalmente o azeite de oliva.
A coordenadora do grupo de idosos Olga Vargas sugeriu a palestra através do Cras por ter uma preocupação com o excesso de óleo usado pelos idosos.
Os óleos vegetais são ricos em ômega 3, ômega 6, ômega 9, vitamina E e fitoesteróis que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares diminuindo a formação de placas de gordura e atuam também como potentes antioxidantes prevenindo o envelhecimento das células, além de fortalecerem o sistema imunológico e melhorar a saúde.
Chaiana coloca que o óleo reutilizado na alimentação pode causar problemas de coração, digestivos, câncer e envelhecimento precoce. "Essa orientação não serve somente para os idosos, mas para as pessoas de todas as faixas etárias, iniciando já na infância a conscientização de uma alimentação saudável para prevenção de doenças futuras", destaca a nutricionista.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu