Família Ganhadora da Casa do Papai Noel de 2009 em Vargeão fala da mudança de vida

No dia 23 de Dezembro de 2009 a vida da Família de Pedro Deolir Ribeiro (36) e Jussara Santana (33), mudou da noite para o dia. Eles e mais seis filhos, dos quais quatro residem com o casal, foram sorteados entre outras vinte e nove famílias, com uma casa nova, a conhecida "Casa do Papai Noel" que estava construída na praça central de Vargeão.

Pedro já havia feito seu cadastro junto a Secretaria de Assistência Social há vários anos para ser contemplado com uma casa dentro dos programas sociais do governo municipal, mas nunca tinha sido beneficiado, embora a grande necessidade de ter uma casa própria.

Pedro a sua família dividiam juntos uma casa com sua mãe no Bairro União, em um "puxadinho" de apenas dois quartos e cozinha e como forma de compensar o aluguel da peça, eles pagavam a água e a luz da casa inteira.

Jussara sempre ficou em casa cuidando dos filhos, Carlos Eduardo Santana  Ribeiro (1,3), Ivan Gabriel Santana Ribeiro (4), Andrei Santana Ribeiro (7), Genifer Luiza Ribeiro (11), que residem com os pais, além de sempre se preocupar com os outros dois filhos o André Santana (18) e Sidneia Santana (20), que já não residem mais com o casal.

Pedro só vem para casa dois dias por semana, pois trabalha em um aviário na comunidade de Linha Santa Catarina a aproximadamente 8 km da cidade, o que lhe impossibilita de estar presente com a família mais frequentemente. A renda familiar do casal, não chega a atingir dois salários mínimos mensais contando com a ajuda que Jussara recebe do programa Bolsa Família do Governo Federal.

Em visita a residência da família no início desta semana, Jussara fez questão me mostrar toda a casa, e os móveis que com muito carinho puderam comprar para mobilhar a nova moradia. Questionada sobre o que mudou depois de ganhar a casa, ela foi enfática em dizer, "…e agora que a gente ganhou a casa mudou muito, porque lá a gente não tinha condições nem de compra as coisas quando a gente estava na casa da minha sogra naquele cantinho lá, daí meu marido foi trabalhar lá pro interior e a gente foi conseguindo compra as nossas coisas pra ajeitar a vida um pouco".

Jussara falou também que ser sorteado com a casa foi uma grande surpresa, "…nós não esperava poder ganhar esta casa, nem tinha pensamento positivo pra isso, porque muitos anos vivemos só de esperança, e agora melhorou bastante, meus filhos estão feliz, a gente é feliz agora porque aqui os meus filhos podem fazer o que eles querem porque a casa é deles, podem brincar que não vai ter ninguém pra proibir".

Ao final da entrevista, Jussara me chamou a atenção ao dizer que queria falar mais dois minutinhos, pois queria fazer um agradecimento especial por ter conseguido a sua casa própria, "eu preciso agradecer neste momento o prefeito Amarildo Paglia, que esta nos ajudando bastante, porque os outros (prefeitos) nunca foram capazes de nos ajudar, ficamos mais de oito anos esperando uma casa, e só esse ai (Amarildo) deu a casa pra nós, primeira eleição dele e já conseguimos ganhar a nossa casa", finalizou Jussara emocionada amamentando seu filho Carlos Eduardo.

Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão