You are currently viewing Realizada a última avaliação nutricional dos alunos matriculados na rede municipal de Ipuaçu

Realizada a última avaliação nutricional dos alunos matriculados na rede municipal de Ipuaçu

Com o objetivo de acompanhar o estado nutricional dos alunos matriculados na rede municipal de ensino do município de Ipuaçu, a Nutricionista Chaiana Paula Marmentini realizou hoje (22) a última avaliação nutricional do ano. O trabalho vem sendo realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação.

As crianças participaram da pesagem e aferição da altura como forma de avaliar o estado nutricional para posterior classificação.

De acordo com a nutricionista, no início do ano aproximadamente 70% das crianças encontravam-se com o peso dentro do normal, não foi encontrado nenhum caso de desnutrição, apenas algumas um pouco abaixo do peso, sendo na maioria dos casos estatura baixa para a idade. Algumas crianças apresentaram excesso de peso, sendo que na segunda avaliação o percentual diminui de 16% para 12%. "O resultado hoje é muito gratificante, pois temos mais de 80% das crianças dentro da faixa de normalidade", avalia Chaiana.

 "O trabalho de educação nutricional e as orientações repassadas aos pais através dos relatórios foram extrema importância para auxiliar no controle da obesidade infantil. Muitos pais se preocuparam e procuraram atendimento para melhorar a alimentação dos filhos", salienta Chaiana.

A nutricionista ainda lembra que o ano letivo esta chegando ao final e durante as férias os pais e alunos devem lembrar que também é importante cuidar da alimentação neste período, além de hidratar o organismo com muita água. "Sendo assim, nossas crianças poderão manter uma boa saúde sempre", afirma a nutricionista.

Para a Secretária da Educação Clorete Ribeiro, "devemos dar atenção à prevenção com o desenvolvimento de estratégias preventivas para todas as idades, sendo que a prevenção deve começar na infância com o propósito de se ter hábitos alimentares saudáveis por toda a vida".

Para 2011, o projeto de avaliação nutricional vai continuar.

Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu