Na manhã de hoje os índios trancaram duas BRs na região oeste de Santa Catarina. Em Ipuaçu a SC 480 e Entre Rios SC 451. A maior reivindicação é com o setor de saúde onde segundo a comunidade, a Funasa – Fundação Nacional da Saúde abandonou.
Eles reivindicam veículos para a saúde com motoristas contratados, saneamento básico e medicamentos. Segundo os manifestantes, não esta sendo repassado os medicamentos para a farmácia de Xanxerê que é fornecido para a área indígena. Eles exigem também um pólo base da saúde no município de Ipuaçu.
São 14 aldeias entre Ipuaçu e Entre Rios, sendo aproximadamente uma população de seis mil índios reivindicando melhorias. Alem de Santa Catarina, o Estado do Paraná esta apoiando, somando 08 áreas entre os dois estados.
As comunidades, que prometem estender a manifestação se a Funasa não tomar uma posição, dizem que é necessária a liberação de mais recursos para exame e consultas especializadas.
O protesto pode motivar manifestações também no Paraná com bloqueio de rodovias.
Os manifestantes prometem continuar o protesto se não houver uma atitude, eles dizem que as SCs não serão abertas. "Queremos uma posição concreta e exigimos que seja do ministro da Saúde Jose Gomes Temporão e do Presidente da Funasa de Brasília, pois fomos abandonados", relatam a comunidade.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu