Uma iniciativa do Inspetor de Trânsito do Detran, Tenário Roque Klein, e apoio do Conselho Municipal de Trânsito busca a conscientização dos condutores de motocicletas através de palestras realizadas nas grandes empresas de Xanxerê.
O trabalho teve início na tarde de quinta-feira (22), quando foi realizada uma palestra para os 70 funcionários da empresa IDM Escapamentos, ministrada pelo Inspetor Tenário Klein, com apoio do Assessor de Planejamento Urbano da Prefeitura de Xanxerê, Ivan Durand Junior, ambos membros do Conselho de Trânsito.
Segundo o Inspetor Tenário, a iniciativa foi motivada pelo alto número de acidentes envolvendo motocicletas no município. "O objetivo primordial é a redução do alto índice de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Tentamos repassar ao motociclistas orientações sobre o alto número de acidentes, alta incidência no cometimento de infrações a gravidade das conseqüências para o motociclistas no caso do envolvimento em acidentes de trânsito. Esse conjunto de fatores me levou a fazer esse trabalho nas empresas", afirmou Tenário.
Tenário destacou que os números são preocupantes e precisam ser repassado aos principais envolvidos. "A estatística apurada no período de maio de 2009 até maio de 2010 mostra que 20% da frota de veículos são motocicletas e na incidência de acidentes de trânsito, 37% envolvem esses veículos. Uma desproporção muito grande. Fica claro que, pela estatística, o maior infrator, a maior incidência de acidentes de trânsito é com motocicletas", enfatiza o inspetor.
A diretora e proprietária da empresa IDM Escapamentos, Terezinha Dal Magro, relatou a preocupação com os funcionários que utilizam a motocicleta como meio de transporte. "Nós temos diversos funcionários que são condutores de motos e uma preocupação muito grande pelo número de acidentes que acontecem na cidade, não só com os nossos funcionários, então quando o Inspetor Tenário nos ligou oferecendo essa palestra achamos de suma importância oferecer aos nossos colaboradores para evitar que eles se envolvam em acidentes", informou Terezinha.
Ascom Xanxerê