You are currently viewing Inaugurada sede própria do CRAS no bairro Alvorada

Inaugurada sede própria do CRAS no bairro Alvorada

Abelardo Luz já faz parte da lista dos municípios catarinenses que dispõem de estrutura própria para execução das atividades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A inauguração oficial da sede própria aconteceu na terça-feira (20) e abriu as comemorações alusivas ao 52° aniversário de emancipação político-administrativa do município. A solenidade contou com presença do prefeito Dilmar Fantinelli, vereadores, secretários municipais, membros da sociedade civil, professores, estudantes e servidores da rede municipal de Assistência Social.

A sede própria do CRAS foi construída ao lado do CAPS, no bairro Alvorada, através de convênio com o governo estadual. O local possui 176,40 metros quadrados de área física com espaços para reuniões, salas de aula, sala de atendimento individual, além de cozinha e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais.

O novo espaço vai permitir a ampliação da política de assistência social desenvolvida no município, além de melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam no programa. "Com o espaço maior vamos poder melhorar o atendimento e os serviços prestado às famílias", ressalta a coordenadora do CRAS, Cristiane Klein.

Serviços

O CRAS é uma unidade pública descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) atuando nas áreas de vulnerabilidade e risco social do município. Em Abelardo Luz, a unidade oferece atendimento a dezenas de famílias das comunidades de Alegre do Marco, Canhadão, Passo das Antas e dos bairros alvorada, Ipiranga, Beira Rio, São João Maria, Vila São Pedro e Vila Ceres.

As famílias são atendidas através do Programa de Atenção integral à Família (PAIF) que visa garantir o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários. Os jovens também recebem atendimento especial através do Projovem, programa federal que busca qualificar e prepará-los para o mercado de trabalho.

Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz