Na tarde da última quinta-feira, (15), o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS entregou kits com enxovais para gestantes que estão no final de gestação. A ação faz parte do projeto Gerando Novas Vidas, da Secretaria Munincipal de Desenvolvimento Social, que tem por objetivo principal o fortalecimento do vínculo mãe e filho.
O projeto atende mulheres da região do CRAS e do Programa de Atenção Integral às Famílias – PAIF e propõe uma série de atividades de acompanhamento das futuras mamães durante toda a gestação, com palestras, orientações e informações para as gestantes, discutindo temas relacionados com a gravidez, além de oficinas para a confecção de peças para o enxoval.
A coordenadora do CRAS, a assistente social Cristiane Camargo, informou que o projeto já atendeu durante o primeiro semestre deste ano 21 mulheres e atualmente conta com 14 gestantes, que são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. "Hoje temos 14 gestantes que recebem orientações sobre a gestação, os cuidados com a higiene e alimentação do bebê, que segue um cronograma de palestras, realizada por vários profissionais, enfermeiras, nutricionsistas, psicólogas, assistente sociais. Temos parceria com diversas entidades, com a Secretaria de Saúde e a equipe aqui do CRAS. Recentemente tivemos uma palestra com a assistente social do INSS que tirou dúvidas sobre o encaminhamento do auxilio maternidade e outros direitos das mulheres", informou Cristiane.
Nas oficinas são confeccionadas lembrancinhas de nascimento, embalagens de papel para algodão e cotonetes, patch colagem, crochê, beatas, panos de boca, fraldas e outras peças que são entregues junto com uma escova, pente, tesourinha e material de higiene para o bebê, formando um belo e útil enxoval para o recém nascido. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, o programa já é desenvolvido há mais de um ano, e as reuniões acontecem semanalmente desde março de 2010.
De acordo com a secretária o projeto tem alcançado resultados positivos, pois está proporcionando uma maior aproximação com a população dos bairros vizinhos ao CRAS. "O projeto começou no CRAS há mais de um ano e foi evoluindo e se desenvolvendo a partir de ideias que a equipe técnica elaborou junto com as gestantes. É um grupo que varia a medida que as mães vão ganhando seus bebês, pois vão se desligando e novas mães vão entrando no programa. Uma questão que tem sido positiva é a aproximação que o CRAS está conseguindo com a comunidade que atende, gerando um vínculo com essa comunidade.
Esse resultado também é percebido em outros programas como o Alimentando Vidas, que fornece leite em pó para as crianças, e na entrega da cesta básica para os usuários eventuais. No mês passado, tivemos uma reunião com mais de 70 pessoas e então foi possível perceber que a comunidade está procurando esse serviço que até pouco tempo atras era praticamente desconhecido por eles. Hoje, além do atendimento no CRAS, a equipe faz atendimento nas residências", destacou Neusa.
Ascom Xanxerê