Projeto inovador tem início em Ponte Serrada

A cada visita, uma descoberta. Mais de 20 professores da rede municipal de ensino de Ponte Serrada tiveram um dia diferente no último sábado (20). O grupo composto por professores da Escola Antônio Paglia visitou diversas propriedades rurais do município. Foi a primeira atividade do Projeto Nosso Campo Tem Mais Vida que consiste em integrar professores, alunos e agricultores. A iniciativa partiu do Conselho de Agricultura do município, reativado no início da gestão do prefeito Antoninho Rossi e do vice-prefeito Tibe.

Eles visitaram diversas propriedades, em cada uma delas encontraram uma realidade diferente. Conheceram a evolução pela qual passou a bovinocultura de leite e a influência do melhoramento de pastagens na produção e na qualidade do leite. Também visitaram uma ervateira e observaram todo o processo de industrialização da erva-mate, um dos principais produtos da economia local.

O roteiro incluiu também visita a pequenas agroindústrias de produção de vinho, geléia e suco de uva. De cachaça e licor e também propriedades onde fontes alternativas de renda foram implantadas com sucesso. Com a costura, produzindo lençóis, capas e panos de prato uma agricultora consegue uma renda extra significativa. Já um outro agricultor  encontrou na produção de melancia e mandioca um excelente negócio. O grupo fez paradas estratégicas também em pontos de onde é possível observar os limites geográficos e o relevo do município.  

O que os professores farão após a visita? Irão programar um roteiro dos alunos aos mesmos locais e, posteriormente cada um deles irá adaptar o conhecimento adquirido a sua disciplina. "Em pouco tempo, todos os alunos terão a oportunidade de conhecer a realidade do nosso interior e, por conseqüência valorizar mais a agricultura", afirma a secretária de Educação Mariza L. Pimentel. O projeto Nosso Campo Tem Mais Vida é resultado de uma parceria entre a secretaria de Agricultura, de Educação, Assistência Social e Epagri. Para o secretário de Agricultura Olivo Cortelini e para a Extensionista da Epagri Neiva Dalla Vecchia a iniciativa também tem como finalidade valorizar os agricultores e a agricultura. Após o projeto piloto com professores de alunos da escola Antônio Paglia, a intenção é estender o projeto para as demais escolas do município.

Ascom Ponte Serrada