You are currently viewing Fatma autoriza corte de madeira nativa em 71 propriedades rurais atingidas por vendaval

Fatma autoriza corte de madeira nativa em 71 propriedades rurais atingidas por vendaval

Cerca de 800 árvores nativas derrubadas ou danificadas pelo vendaval em 2009 estão liberadas para o corte em Abelardo Luz. A Fatma, órgão estadual responsável pelo licenciamento ambiental em Santa Catarina, aprovou os pedidos de aproveitamento da madeira e autorizou a utilização em 71 propriedades rurais com área de até 50 hectares.

Em todo município devem ser aproveitados cerca de 600 metros cúbicos de madeira nativa. As espécies mais afetadas pelo vendaval são araucária e canela. "A exploração da madeira deve ser exclusiva para fazer melhorias em benfeitorias da propriedade, não sendo permitido a venda das árvores", enfatiza o engenheiro florestal responsável pelo levantamento e encaminhamento dos processos à Fatma, Alexandro de Oliveira dos Santos.

O corte das árvores terá o acompanhamento e fiscalização da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e também da Polícia Ambiental. Os agricultores antes de efetuar o corte devem procurar a secretaria de Agricultura para informar-se sobre os próximos procedimentos legais e assim não cometer nenhuma infração ambiental.

O secretário de Agricultura Antonio Roque Vaz ressaltou que os projetos de licença ambiental foram elaborados por engenheiro florestal contratado pela prefeitura sem custos para o produtor rural. "Se fosse feito particular cada um teria que desembolsar pelo menos um salário mínimo, além de pagamento de outras taxas", explica. Segundo ele, os órgãos ambientais simplificaram os projetos de licenciamento ambiental atendendo um pedido dos municípios afetados pelo vendaval. "Na época os prefeitos se reuniram em Brasília e com ajuda de parlamentares conseguiram a simplificação dos processos para liberação da madeira", destaca Vaz.

Ascom Abelardo Luz