Abelardo Luz terá Centro de Convivência do Idoso

Em breve a terceira idade de Abelardo Luz contará com um amplo e moderno espaço físico para realização de atividades. O projeto preliminar de construção do novo Centro de Convivência do Idoso foi apresentado na manhã desta quarta-feira (24), em reunião com as diretorias dos grupos de idosos do município.

O projeto foi apresentado pelo secretário municipal de Administração, Joel Tomazi, e pela arquiteta e urbanista, Kelly de Mattos. A reunião serviu para ouvir novas sugestões e tirar dúvidas em relação aos espaços projetados e adaptá-los conforme as necessidades dos idosos. Participaram da reunião ainda a gestora da Assistência Social, Leonice Dedonatti e a assistente social Helenice Babinski, além de presidentes e representantes dos cincos grupos de terceira idade do município.

A presidente do Grupo de Idosos Recanto das Águas de Abelardo Luz, Ana Panisson Bodaneze, disse que o novo espaço vai atender melhor as demandas da terceira idade com salas para realização de várias atividades. "É o que a gente estava precisando já que o espaço que temos hoje não é mais suficiente", destaca.

O Centro de Convivência do Idoso será construído em um terreno dentro do Parque de Exposições "Manoel Lustosa Martins". O local terá 1.800 metros quadrados de área construída, divididos em cinco espaços de atendimento: saúde, lazer, salão de dança, ocupacional e administrativo.

No espaço Saúde os idosos terão atendimento clínico geral, sala de fisioterapia, educação Física, Ginástica e hidroterapia. No setor de lazer haverá sala de jogos, sala de informática, cancha de bocha, cinema, teatro e aula de canto. O setor ocupacional será composto por sala de artesanato, pintura e cozinha industrial. Já no setor administrativo funcionará a sala de administração, a recepção, almoxarifado e sala de reuniões.

A previsão é iniciar as obras no segundo semestre de 2010. O projeto ainda precisa ser concluído e a obra realizada em etapas após passar pelo processo de licitação. Na primeira etapa serão executados 500 metros quadrados do projeto, o que corresponde aos setores de lazer e ocupacional. O recurso da primeira etapa já está garantidos no Orçamento do Geral da União. O local depois de pronto será compartilhado entre todos os idosos.

Ascom Abelardo Luz