PMGIRS AMAI: Ouro Verde lança neste sábado Campanha da Coleta Seletiva do Lixo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Será lançada oficialmente, no próximo sábado (23), a Campanha da Coleta Seletiva de Lixo em Ouro Verde.  A solenidade de lançamento acontecerá, por volta das 11h, antes do almoço de confraternização em comemoração ao 22º aniversário de emancipação do Município, no Ginásio Municipal de Esportes.

O secretário de Meio Ambiente, Vitor Fabris, explica que a campanha será desenvolvida na área urbana e rural do município, incentivando os moradores quanto à separação dos resíduos recicláveis como: papel, plástico, alumínio, ferro e vidro.

Os moradores do perímetro urbano receberão uma embalagem para armazenagem dos materiais que serão recolhidos uma vez por semana. "As embalagens devem ser armazenadas em casa, deixadas na rua para coleta somente no dia da coleta", reforça Fabris.

Segundo o secretário, nas comunidades do interior serão instalados pontos de armazenagem e a coleta será realizada uma vez por mês. "Para que esse trabalho tenha sucesso, a população precisa colaborar na separação para que o município possa desenvolver a coleta com mais facilidade, as datas e locais de coleta serão divulgados pela secretaria de meio ambiente e pela vigilância sanitária municipal", enfatiza.

COLETA SELETIVA

A Campanha da Coletiva Seletiva do Lixo é uma das ações que serão desenvolvidas no município, previstas no Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGRS), que é obrigatório em todas as cidades brasileiras a partir da aprovação da Lei 11.445 de 05/01/2007.

Junto com a coleta do lixo reciclável será realizada uma campanha de conscientização junto à população quanto a separação dos resíduos sólidos. A Campanha da Coleta Seletiva conta com o apoio da Epagri e da Vigilância Sanitária.

"O material reciclável é o resíduo produzido em casa, na escola  e no trabalho, o qual precisa ser destinado para um lugar correto. Caso esse material fique exposto ao meio ambiente, o mesmo causará danos ao solo, a água, aos animais e principalmente a vida humana", salienta.

O QUE SERÁ RECOLHIDO:

Óleo de cozinha: Deverá ser armazenado em garrafas PET para facilitar a coleta; 

Pilhas e baterias: Devem ser levadas até os pontos de coleta, Unidade de Saúde do Município e nos supermercados.

Lâmpadas fluorescentes: Devem ser levadas até a Unidade de Saúde do Município.

Resíduos de saúde animal: (seringas, agulhas, frascos entre outros) devem ser devolvidas nos locais onde foram adquiridas.

Embalagem de agrotóxicos: devem ser devolvidas nos locais onde foram adquiridas.

Embalagens plásticas, papéis, vidros, latas, ferro, devem ser lavadas caso necessário e armazenadas na embalagem que será distribuida pelo município na sua residência para pós coleta.

Resíduos: Lixo de banheiro e fraldas devem ser destinadas em lixeiras para pós coleta pela empresa responsável, em hipótese alguma deverão ser queimados.

Resíduos orgânicos: Deverão ser enterrados no seu próprio terreno, ou usados em composteiras, transformando-o em adubo orgânico.

LinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde