You are currently viewing Serviços na AMAI são destaque na Assembleia de Prefeitos

Serviços na AMAI são destaque na Assembleia de Prefeitos

Os Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) reuniram-se em Assembleia na quarta-feira (11), na sede em Xanxerê.

Inicialmente o Prefeito de Vargeão e Presidente da AMAI, Amarildo Paglia, juntamente com o Coordenador de Topografia, Alcemir Rama relataram a proposta de contração de um Engenheiro Ambiental para atender demandas dos municípios, além da necessidade de acompanhar a execução das metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), a serem cumpridas pelos municípios a partir de 2015.

Na sequência o Coordenador do curso de Administração da Celer Faculdades, Aluisio de Oliveira, apresentou aos municípios a celebração de um convênio para oferecer desconto financeiro aos servidores interessados em ingressar nos cursos de graduação da Instituição.

No espaço para participação da equipe da AMAI, a Assessora Contábil, Andreza Gallas, dividiu com os Prefeitos a preocupação no andamento da atualização dos procedimentos contábeis nos municípios, que sofrerão alteração obrigatória a partir de 2015, em virtude da adequação do Brasil as normas internacionais de contabilidade.

Também, o Auxiliar de Topografia, Glaucio de Andrade, repassou informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais de natureza declaratória e permanente criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA). Neste tema os Prefeitos definiram que a AMAI prestará assessoramento aos municípios.

No que se refere aos portais municipais, a Assessora de Comunicação, Fernanda Bertotto, apresentou os municípios que já fizeram a migração: Bom Jesus, Entre Rios, Lajeado Grande, Marema, Passos Maia, Vargeão e Ouro Verde que iniciou o processo esta semana.

Ainda, o Coordenador de Movimento Econômico, Leocir Gandolfi, apresentou os dados referentes ao ano base 2013, com o relatório específico das informações de cada município.

Quanto ao horário de atendimento durante a Copa do Mundo, estabeleceu-se que a definição será individual. A AMAI cumprirá expediente até uma hora antes do início dos jogos da Seleção.

Em virtude da pauta extensa dois assuntos ficaram para a próxima reunião: a questão de acessibilidade nos municípios e a proposta para um estudo de viabilidade para construção de uma nova sede para a AMAI.

Fernanda Bertotto – Ascom AMAI