You are currently viewing Região da AMAI representada no Encontro Regional do Ministério Público em Chapecó

Região da AMAI representada no Encontro Regional do Ministério Público em Chapecó

Prefeitos, Promotores de Justiça, Assessores Jurídicos e Secretários Executivos das Associações de Municípios (AMs) das regiões da AMAI, Ameosc, Amosc, AMnoroeste e Amerios participaram na quinta-feira (5), em Chapecó do Encontro Regional entre Prefeitos e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). 

Da região da AMAI estiverem presentes ao evento o Prefeito de Vargeão e Presidente da AMAI, Amarildo Paglia;  de Lajeado Grande, Valmir Locatelli; de Marema, Valdomiro Bevilaqua; de Ouro Verde, Rosane Selig; de Passos Maia, Ivandre Bocalon; de Ponte Serrada, Eduardo Coppini e o Vice-Prefeito de Entre Rios, Evandro dos Passos.

O Encontro foi marcado pelos depoimentos das autoridades, entre eles do Prefeito de Taió e Presidente da Fecam, Hugo Lembeck, dos Prefeitos Presidentes das AMs e dos Coordenadores de Núcleo Operacional de Apoio do MPSC.

Lembeck ressaltou o acúmulo de responsabilidades repassadas aos municípios pelos programas do Governo Estadual e Federal, além da falta de equilíbrio de investimento entre os Entes da Federação. Além disso, apresentou pesquisa realizada pela Fecam em 2013 sobre o relacionamento dos Municípios com o MPSC, onde foram ressaltados os seguintes itens:

  • Excessos de recomendações ou solicitações sobre mesmo assunto em curto espaço de tempo;
  • Utilização do MP por particulares que efetuam denúncias com interesses particulares ou políticos;
  • Ausência de documentação, continuidade nos compromissos e de controle dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) assinados pela gestão anterior para prejudicar a gestão seguinte;
  • Excesso em solicitações, determinações e judicialização para fornecimento de medicamentos, construção de abrigos, transporte escolar e criação de conselhos o que acarreta o desequilíbrio na execução do Orçamento Municipal.

No espaço destinado aos representantes das regiões, o Presidente da AMAI, Amarildo Paglia, enfatizou a importância deque entre Prefeitos e Promotores de Justiça se estabeleça um espaço para entendimento entre o MPSC e o Poder Executivo, em virtude de que no final os dois têm o mesmo objetivo, que é o atendimento aos anseios da população.

Fernanda Bertotto – Ascom AMAI