Ética pública e corrupção são os temas da Conferência de Abertura dos eventos estaduais da FECAM em Chapecó

"A minha preocupação não é com o sujeito que se vende, mas o descompromisso com o interesse público". A afirmação é do juiz de Direito no Estado de São Paulo, Luís Manuel Fonseca Pires, ao falar sobre o que significa hoje assumir uma ética pública no combate à corrupção.

Doutor e mestre em Direito Administrativo, Pires vai proferir a  Conferência de Abertura sobre a "A ética e a atuação do servidor público", dos dois eventos estaduais – um na área de Finanças e outro de Assistência Social – que ocorrem entre os dias 14 e 16 de maio, em Chapecó (Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes). A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e Associações de Municípios de Santa Catarina. A palestra acontece na quarta-feira (14.05) às 19h, logo em seguida a solenidade de abertura marcada para às 18h.

Na sua abordagem, o especialista vai traçar uma perspectiva histórica do que se entende por ética no exercício de uma função pública. "Quero fazer uma reflexão do que compõe o sentido de ser ético e o do parecer éticas das práticas adotadas, as distorções que acontecem e as suas consequências".

Segundo Pires, "não existe uma receita de bolo, "se tivesse já teríamos resolvido o problema da corrupção no Brasil".  Na opinião do juiz, a área pública passa hoje por uma grave crise institucional.

Nesse sentido, ele elogiou a FECAM e as Associações de Municípios pela iniciativa, destacando que "eventos como estes são mecanismos eficientes para impedir que as distorções ocorram e qual a medida de fato é necessária para atingir os propósitos com o compromisso público".

Eventos

Ocorrendo de forma paralela, o 10º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais e o V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social deverão receber um público de 1.200 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, dirigentes e técnicos dos 295 municípios de Santa Catarina.

Ainda, paralelamente acontece a ExpoFECAM, uma exposição de negócios, apresentando o que há de mais moderno em produtos e serviços direcionados aos municípios e também o I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS/SC.

Sandra Domit – Ascom Fecam