Seminário Regional da Defesa Civil na região da AMAI acontece nesta quinta-feira

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) em parceria com a EGEM, Fecam e SDR Xanxerê, promovem nesta quinta-feira (15), o Seminário Regional de Defesa Civil: Gestão de Risco e Desastre Preparando-se para o Futuro. O evento acontece no auditório do Bloco E da Unoesc – Xanxerê, a partir das 9h.

São aguardados para o evento 150 participantes, entre Prefeitos, Técnicos, Assistentes Sociais, Engenheiros e integrantes da Defesa Civil dos municípios.

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, estará palestrando no evento e afirma que os encontros são o grande marco da mudança estrutural que Santa Catarina passa a ter em prevenção. "Os principais atores  desse processo de transição da Defesa Civil, são os municípios porque é lá que o cidadão vive, é lá que ocorrem os desastres que afetam as pessoas. Vamos apresentar para todos os municípios a grande transformação de um Estado preparado para o enfrentamento dos desastres de forma preventiva e não simplesmente de forma corretiva", salientou Hobus.

A Gestão de Risco e Desastre será apresentada e discutida sob a responsabilidade do Diretor de Prevenção e Preparação Cap. BM Fabiano de Souza e sua equipe composta pela Gerente de Prevenção Caroline Margarida, Gerente de Capacitação e Pesquisa Regina Panceri e pelo Gerente de Monitoramento e Alerta Frederico de Moraes Rudorff.

De acordo com o Diretor, não se trata somente de um treinamento e sim de uma campanha de convencimento, principalmente para os Prefeitos, para que entendam a importância de uma Defesa Civil preparada para os desastres. "É sabido que os municípios sofrem com prejuízos causados por desastres, tanto morais, onde a população precisa sair de suas casas, vivendo em abrigos ou condições diferentes do conforto do lar, quanto materiais, afetando além das residências, empresas e a própria estrutura administrativa do município. Por isso, a importância de investir na prevenção, já que esse custo pode ser menor do que o reestabelecimento das cidades", concluiu.

Mas se o desastre não puder ser evitado em sua totalidade, a Diretoria de Gestão de Desastres estará presente nos seminários sob a responsabilidade do Major BM Aldo Baptista Neto e sua equipe, composta pela Gerente de Reestabelecimento e Reabilitação Joana Lentz Marques, o Gerente de Operações e Assistência Sgt. BM Alexandre Sampaio e o Gerente de logística e Mobilização Sgt. BM Vladimir Lopes. Para o Diretor, os participantes poderão conhecer melhor o que um gestor de Defesa Civil precisa para que uma cidade se reabilite no menor tempo possível após um desastre. "Uma cidade com alta recorrência de desastres precisa ter o foco na prevenção e uma estrutura de resposta preparada, porque a natureza não segue contratos e não obedece a cronogramas", concluiu.

Também os procedimentos administrativos e jurídicos serão abordados no encontro com a coordenação da Diretora Administrativa e Financeira Cristina Schwinden e a Gerente do setor Adriana Dorfey Vieira. "O objetivo é auxiliar gestores e cidadãos a compreender qual é a base legal para as ações em situações de emergência e calamidade pública. Ou seja, como é possível solicitar ajuda e quais as fontes de recursos disponíveis", salientou Cristina.

Fernanda Bertotto – Ascom AMAI com informações da Defesa Civil