O prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior (DEM), foi eleito nesta quarta-feira (26), presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. A eleição foi por aclamação, pois o prefeito encabeçou chapa de consenso. O evento foi realizado no Centro Empresarial Terrafirme, em São José.
Na eleição, foram renovados os Conselhos Executivo e Fiscal da entidade, compostos por representantes de todas as regiões do estado. O mandato é de um ano e sem direito a reeleição. Antônio Coelho substitui o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto (PSDB).
Logo após a eleição, os membros dos conselhos foram empossados. O secretário de Coordenação e Articulação, Antônio Ceron (DEM), representou o governador Raimundo Colombo e o deputado estadual Elizeu Matos (PMDB), representou a Assembleia Legislativa. Já a CNM foi representada pelo ex-prefeito Mauri Henrichi, coordenador da Confederação na Região Sul.
O novo presidente da FECAM agradeceu o apoio dos prefeitos que endossaram a chapa de consenso. Na Assembleia Geral Ordinária, que elegeu e empossou os membros dos conselhos, também foram apresentados o Relatório de Atividades da FECAM 2010 e o Plano de Trabalho de 2011.
Em sua despedida, Saulo Sperotto fez uma homenagem ao diretor executivo da FECAM, Celso Vedana, pelos serviços prestados ao Movimento Municipalista. No mesmo local, no período da tarde, também foram realizadas assembleias do CIGA e da ARIS.
Perfil – Antônio Coelho Lopes Júnior, lageano, tem 44 anos e é técnico em agropecuária. Mais conhecido como "Bota", Júnior foi vereador de Capão Alto, município da Região Serrana de 1.997 a 2.000. Atualmente, cumpre o segundo mandato de prefeito da cidade. Em 2.007, foi presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana – AMURES, onde, entre outras ações, incentivou o tradicionalismo, criando e participando da "Laçada das Seleções dos Municípios". No mesmo ano, lançou o projeto denominado "Parque dos Lagos", para fomentar o desenvolvimento sustentável e turístico da região, que desencadeou a criação da ADREL – Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos entre os municípios da Serra Catarinense e Serra Gaúcha, a qual preside atualmente.
Em 2.009, participou da criação do CISAMA – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar da Serra Catarinense, sendo eleito presidente do consórcio que tem entre os objetivos fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável da região de abrangência, por meio de ações intermunicipais integradas. Atualmente, era 1º vice-presidente da FECAM.
Conselho Executivo
Presidente Prefeito Associação
Antônio Coelho Lopes Jr (DEM) Capão Alto AMURES
1º Vice-presidente
Douglas Gleen Warmling (PP) Siderópolis AMREC
2º Vice-presidente
Pedro Celso Zuchi (PT) Gaspar AMMVI
3º Vice-presidente
Alberto Stadler (PTB) Porto Belo AMFRI
1º Secretário
José Roberto Martins (PSDB) Imbituba AMUREL
2º Secretário
Ernei Stahelin (PMDB) São Pedro de Alcântara GRANFPOLIS
Fonte: Ascom Fecam