You are currently viewing Reunião de Prefeitos

Reunião de Prefeitos

Na reunião mensal dos prefeitos do Alto Irani realizada ontem, na sede da Amai, foram tratados temas relacionados ao retorno de FPM e ICMS; Aspectos do Suasa – Sistema Único de Sanidade Animal, que aborda a legalização dos serviços de inspeção para a legalização de pequenas agroindústrias de origem animal;  E a elaboração de planos municipais de habitação. Conforme o presidente da Amai, prefeito Osmar Tozzo,  a implantação da fiscalização de produtos de origem animal provavelmente, será através de consorcio, porque será muito difícil cada município individualizar os serviços. Tozzo alertou para a elaboração dos planos municipais de habitação, que devemos elaborar para habilitar as administrações e receber recursos destinados a habilitações de interesse social. Sem esses planos realizados, não vamos nos credenciar para receber esses recursos. A palestra que teremos a seguir é muito importante para esclarecer dúvidas e temos algumas luzes sobre como fazer esses planos até o final de 2010, conforme exige a lei, alerta Tozzo.

Movimento econômico

O coordenador do movimento Econômico da associação, Leocir Gandolfi, fez uma analise do comportamento das receitas de ICMS e FPM – principais fontes de recursos das administrações municipais e fez algumas projeções sobre o comportamento da receita em 2010 e apresentou uma visão parcial do ano de 2011, com base nos números contabilizados até agora em 2009. Neste ano o FPM deve ter maior retorno nos meses de novembro e dezembro, fechando o ano com balanço positivo, apesar das perdas registradas desde janeiro, como conseqüência da crise financeira mundial e seus reflexos na economia catarinense. Não temos como divulgar números finais do retorno do FPM , mas eles devem ser iguais ou pouco melhor que os de 2009, acredita Leocir. Por outro lado, explica ele, como o governo do estado fará o pagamento do retorno de dezembro em duas parcelas: 70% em janeiro e 30% em fevereiro, a receita deve se manter, em razão principalmente do movimento do comércio, que tem expectativas de aumento de 6% das vendas. Antes o governo depositava o retorno de ICMS todo em janeiro. Para o ano de 2010, a previsão do coordenador do Movimento Econômico é de que o retorno de tributos aos municípios da região se mantenha, ou tenha um crescimento entre 5% e 10% conforme as previsões.

Planos de habitação

A arquiteta e urbanista Rosane Busato, especialista em planos diretor municipais, apresentou aos prefeitos informações sobre a necessidade dos planos municipais de educação, sua obrigatoriedade deter minada pelo Ministério das Cidades, para os municípios que queiram recursos federais e estaduais a partir do próximo ano, tenha seu plano de habitação, conselho de habitação e fundo de habitação concluídos. A exigência atinge todos os municípios que queiram recursos para construir habitações destinadas a famílias com renda de ate cinco salários mínimos, mas com prioridade para quem recebe até três salários, tanto para área urbana como rural. Rosane e sua colega Maria Terezinha Marcon, trabalham com informações para técnicos municipais para a elaboração dos planos de habitação. É necessária a participação das comunidades na elaboração dos planos, inclusive com realização de audiências publicas e mobilização comunitária conforme prevê o Estatuto das Cidades. Sem o plano o conselho e o fundo de habitação de interesse social não se habilitam mais a partir do ano que vem, avisa Rosane.

Fonte: Folha Regional