You are currently viewing Consasc realiza reunião na AMAI

Consasc realiza reunião na AMAI

O Conselho de Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina (Consasc) realizou ontem a reunião em Xanxerê para tratar assuntos referentes ao primeiro trimestre de 2009. O encontro aconteceu no auditório da Amai e contou com a presença do presidente do Conselho, Donato J. Noernberg, que é secretario municipal de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, alem dos secretários municipais de Agricultura dos municípios da Amai.
O encontro iniciou as 8h30mim e se estendeu durante todo dia, onde foram discutidas a apresentação do Consorcio do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) da Ameosc; Cadastramento de usuários e outorga de água; apresentação do programa Santa Catarina Rural (Microbacias 3); Exportação dos temas debatidos nas reuniões como o Ministério da Agricultura; Debate sobre as perdas na agricultura; e debate sobre estratégias para fortalecimento do Consasc e sobre plano de trabalho para o próximo biênio. Ao final os participantes visitaram o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar e a Feira Livre de Xanxerê.
Conforme o presidente do Consasc, os temas pautados para as reuniões do conselho são sempre de assuntos relevantes para os municípios e que principalmente tenham abrangência estadual, para fortalecer o Consasc. "O Suasa é um dos principais assuntos para todo o Estado e que esta sendo debatido dentro do conselho há praticamente dois anos". Precisamos ainda evoluir muito, portanto temos que aprofundar em varios pontos para que isso se torne realidade em todo o Estado e possamos agregar renda a produção agropecuária", relata Donato. Ele destaca ainda que todas as informações reunidas, sobre as perdas serão encaminhadas aos governos estadual e federal.
O presidente do colegiado da Agricultura da Amai e vice-presidente do Consasc, Valdir Zembruski, que é secretario de Desenvolvimento Agropecuário de Xanxerê, ressalta que estes encontros são de fundamental importância para se debater como que de fato será feita uma agricultura sustentável, desenvolvida, com qualidade e abrir caminhos para muitos setores que até então não tem seu espaço garantido. "O Suasa é um dos espaços onde as agroindústrias da Agricultura Familiar que tratam de produtos de derivado animal possam ter sua produção comercializada, além das fronteiras do município, do Estado e do pais, podendo inclusive exportar seus produtos. É um grande desafio lançado pelo próprio governo federal, que com ajuda das associações de municípios vai com certeza poder fazer com que tenhamos bons resultados", enfatiza.
Sobre a autorga da água, Zembruski relata que é uma questão muito polemica, pois hoje ela está colocada como uma garantia para ter água para o consumo, mas vai cadastrar todo mundo e daqui a pouco vai estar vindo boleto para pagar a água que o próprio agricultor tem la na propriedade", finaliza.

Fonte: O Diário