Estado registra 38 municípios em situação de emergência

A Defesa Civil divulgou na noite de ontem a lista dos 38 municípios em situação de emergência: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupa, Schroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Régis, Ouro Verde, Passos Maia, Rio das Antas, São Bernardino, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Formosa do Sul, Água Doce, Galvão, Irani, São José do Cedro, Barra Velha, Calmon, Coronel Martins, Itaiópolis, Santa Terezinha, Jupiá, Quilombo, Salto Veloso, Ponte Serrada, Araquari, Canoinhas, Anchieta, Rio do Campo, Rio Negrinho, Papanduva, Jaraguá do Sul e Orleans. Ao total, 69 municípios foram afetados.

Entre eles, Guaraciaba se encontra em estado de calamidade pública. Segundo informação da Epagri/Ciram, a localidade foi atingida por um tornado durante aproximadamente 1h30. Também em Santa Cecília e Salto Veloso foi confirmada a ocorrência do fenômeno.

Até a tarde de quinta-feira (10), a Defesa Civil registrou 88.866 afetados pelas tempestades da madrugada de terça-feira (8), 17.782 deles estão desalojados ou desabrigados. Segundo informações da Epagri/Cepa, o granizo, que caiu no Extremo Oeste com bastante intensidade e em outras faixas do Estado, acarretou perdas nas culturas de trigo, milho, feijão e fumo.

Em algumas das localidades atingidas pelo excesso de chuvas de novembro do ano passado, no Vale do Itajaí e Norte do Estado, também aconteceram pequenos desmoronamentos, com prejuízos especialmente nos bananais.

Nos municípios onde faltou energia elétrica e estradas foram bloqueadas e a produção de leite arrefeceu devido à impossibilidade da ordenha, resfriamento, transporte e processamento. Pelo destelhamento e derrubada de estábulos e galpões, máquinas e equipamentos foram danificados. Também foi registrada perda localizada de animais.

Reconstrução

De acordo com informações do governo do Estado, serão liberados R$ 2 milhões em caráter emergencial destinados à reconstrução de quatro escolas parcialmente destruídas no município de Guaraciaba.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, garantiu, na quinta-feira (10), assistência total e imediata às vítimas dos temporais.

Na sexta-feira (11), uma comitiva de deputados e senadores da bancada parlamentar catarinense estará na região Extremo Oeste para ver os estragos e avaliar a melhor forma de contribuir para agilizar a liberação de recursos.

ASCOM/FECAM, com informações da Epagri/Ciram e da Secom