Evento será anunciado em entrevista coletiva nesta 5ª feira

Líderes nacionais do agronegócio brasileiro serão palestrantes do AGROEX, Seminário do agronegócio para Exportação, cuja programação oficial será anunciada em entrevista coletiva programada para às 14h30 desta quinta-feira, 10 de setembro, na sede da Amai, em Xanxerê, pelo vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri.        

Dirigentes de importantes entidades, como ABEF e ABIPECS,  estarão presentes ao lado de diretores e altos funcionários do MAPA, BNDES e outras instituições. “Vamos reunir as maiores lideranças do agronegócio com os melhores especialistas em exportação”, antecipa Barbieri, que detalhará as informações somente na coletiva de quinta-feira.

O Seminário será desenvolvido em Xanxerê, reunindo 500 produtores e empresários rurais numa iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), com apoio do Sebrae/SC, Senar/SC,   Amai e Fecam.O Seminário será totalmente gratuito e visa estimular os agentes do agronegócio a aumentar sua participação no mercado internacional. Para o vice-presidente da Faesc, o AGROEX será de fundamental importância para a cadeia produtiva que responde por um superávit superior a 31 bilhões de dólares ao ano na balança comercial brasileira. “Mas ainda existem setores com potencial e que estão muito distantes do mercado internacional, por isso, o seminário vai esclarecer dúvidas e oferecer estratégias para que potenciais exportadores possam ingressar no mercado internacional”, justifica.

Destinado a produtores rurais, cooperativistas, associações e sindicatos, agroindústrias, distribuidores, exportadores e instituições de apoio ao agronegócio, o evento envolve temas como as linhas e os programas de financiamento do BNDES, políticas públicas do MAPA para o mercado de produtos orgânicos, instrumentos de apoio à produção e à comercialização, importância do associativismo para exportação, formas de agregar valor aos produtos exportados, passo a passo da exportação do agronegócio e as formas de integração das cadeias produtivas que facilitem o acesso à exportação internacional.

Fonte: MB Comunicação