Abelardo Luz foi o quarto município da região a sediar a Assembléia Ordinária Geral dos Prefeitos da Associação dos Municípios de Alto Irani (AMAI) este ano. O encontro aconteceu, no auditório do Hotel Quedas, na última sexta-feira, com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, secretários e vereadores de Abelardo Luz.
O prefeito anfitrião, Dilmar Antonio Fantinelli, deu boas vidas aos presentes e disse que o município está de portas abertas para receber os prefeitos e representantes dos municípios. "Ficamos contentes em realizar essa reunião em nosso município e poder confraternizar com os colegas prefeitos", comenta Fantinelli, que durante a reunião apresentou as seguintes proposições: Unidade de Suporte Básico do SAMU para a região de Abelardo Luz; aprovação de solicitação ao Governo do Estado para reposição das perdas do ICMS, assim como foi feito com o FPM pelo governo federal; e implementação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA).
As primeiras-damas tiveram uma atividade paralela especialmente preparada para elas. Em um ambiente reservado e aconchegante, assistiram a uma apresentação sobre as maiores qualidades do município, com destaque para o potencial turístico e agrícola, além de um resumo dos principais projetos e programas sociais em desenvolvimento pelo Governo Municipal. As esposas dos prefeitos foram recepcionadas pela primeira-dama Rita de Cássia Fantinelli e funcionárias da Administração Municipal.
Assembléia
A Assembléia da AMAI foi conduzida pelo presidente da entidade e prefeito de Passos Maia, Osmar Tozzo, iniciando com a exposição da presidente da Associação Beneficente Sagrado Coração de Jesus, Dionete Barduco Rech, que pediu apoio dos municípios para conclusão do Lar do Idoso, com sede em Xanxerê. O local terá abrangência regional e vai abrigar idosos em situação de abandono familiar.
Em seguida foi discutida a municipalização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assunto explanado pela presidente do Colegiado de Gestores de Educação da AMAI, Iraci Barrionuevo. Cada prefeito ficou encarregado de discutir e avaliar, junto com seu secretário de Educação, a possibilidade e viabilidade de municipalizar este segmento da Educação Básica, que busca oferecer o ensino fundamental e médio para as pessoas que não possuem idade escolar.
Cursos
Também foi apresentada a proposta do curso de Pós-graduação em Gestão Pública, que será sediado na sede da AMAI em Xanxerê. O curso será aberto para os profissionais das diversas áreas, que atuam na administração pública municipal, tais como Administradores, Contadores, Advogados, Vereadores, Assistentes Sociais entre outros. As inscrições vão até 29 de junho. As aulas serão realizadas nas sextas-feiras nos períodos vespertino e noturno, e sábados, no período matutino, com encontros quinzenais, preferencialmente na sede da Amai em Xanxerê. O curso será realizado através de parceria entre Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), AMAI, e Unoesc.
Na ocasião foram apresentados ainda os novos cursos que serão oferecidos e organizados pela AMAI, nos meses de junho e julho, tais como: Administração do Patrimônio Público Municipal e Capacitação para Conselhos Municipais dos Direitos da Crianças e Adolescentes, Controle Interno e Auditoria Governamental e Curso sobre Tributação. Os prefeitos também trocaram informações sobre Microempreendedor Individual (MEI) e sobre a Marcha de Prefeitos a Brasília, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de julho em Brasília.
A reunião encerrou com jantar no restaurante do hotel. Os prefeitos foram presenteados com uma cesta de produtos coloniais e da Reforma Agrária, como leite longa, queijo, iogurte, pepinos em conserva, entre outros originais de Abelardo Luz, como vinho e erva-mate. As primeiras-damas, por sua vez, receberam um porta-joias confeccionado em madeira, produzido por artesãs locais, com fotos dos pontos turísticos da cidade estampadas na caixa.
Fonte: Imprensa Abelardo Luz