Municípios catarinenses terão apoio financeiro para construir CRAS

Secretária de Estado da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dalva de Luca Dias anunciou hoje (22), ao presidente da FECAM, Dávio Leu, que há 4 milhões de reais disponíveis aos municípios para financiar a construção de Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). A reunião aconteceu na sede da Secretaria, em Florianópolis.

Os municípios interessados devem acessar o site http://www.sst.sc.gov.br/ , para ter acesso tanto a documentação necessária, quanto aos critérios para pleitear os recursos. A contrapartida dos municípios será viabilizar o terreno e a equipe técnica para trabalhar no CRAS.

Na reunião, a Secretária de Estado, Dalva de Luca Dias, anunciou que os municípios terão prazo de 40 dias para firmar convênio. Por isso, solicitou apoio da FECAM na divulgação do recurso aos municípios.

Segundo o presidente da FECAM, Dávio Leu, a iniciativa é positiva visto que o CRAS é uma forma de fortalecer as políticas sociais, uma maneira de descentralizar as políticas públicas e de dar mais autonomia aos municípios. "Vamos incentivar os municípios a instalarem os CRAS", disse.

Atualmente, há 44 municípios que têm centros. A meta da secretaria é ampliar para mais 60 CRAS no Estado. O diretor executivo da FECAM, Celso Vedana, também participou da reunião.

Fonte: Dayane Nunes – ASCOM/FECAM