Mais de mil pilhas e baterias terão destinação correta no município de Passos Maia, através da Campanha de Reciclagem do material promovida pelo Fórum da Agenda 21 de Xanxerê e estendida aos municípios da região da Amai, com apoio do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani) e da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani).
Além da divulgação através de panfletos e mobilização, a estratégia utilizada pelo município para a campanha foi a troca de pilhas e baterias por material escolar nas escolas municipais da cidade e do interior, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Pelo sucesso e colaboração da sociedade de Passos Maia na Campanha, mais uma lixeira foi destinada ao município para coleta de pilhas e baterias. O ponto de coleta será na Escola Estadual Professora Corália Gevaerd Olinnger.
De acordo com o prefeito da cidade, Osmar Tozzo, o sucesso da campanha se deve, principalmente, à receptividade e conscientização da população que colabora de forma atuante com a campanha, em prol do meio ambiente. “Incentivar crianças a dar o destino correto a materiais que degradam o meio ambiente é uma forma de educar para o futuro e incentivar a preservação ambiental, garantindo às futuras gerações um meio ambiente saudável”, declarou o prefeito.
Para Rosângela Favero, coordenadora do Fórum da Agenda 21, a quantidade de material recolhido é elevado tendo em vista a população da cidade e o tempo em que o município está participando da Campanha (aproximadamente dois meses). “O resultado positivo da campanha depende de um amplo trabalho de sensibilização e cabe a cada município participante do projeto buscar formas de mobilizar a sociedade”, ressaltou.
Jorge Antoniolli, coordenador regional do Crea na inspetoria de Xanxerê, enalteceu a importância do trabalho realizado pela Amai para orientar os prefeitos e procurar formas de conscientizar sobre a importância da Campanha. O Crea fez a doação de 33 lixeiras para a campanha, sendo que, além das lixeiras destinadas para coleta em Xanxerê, foi doada uma lixeira para cada município da Amai e uma para a sede da Associação.
As pilhas e baterias coletadas em cada município são encaminhadas a Amai e recolhidas pela empresa Alcaplas. A Cetric, de Chapecó, é a empresa parceira do projeto responsável por dar o destino correto ao material recolhido.Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa do CREA/Xanxerê – Kathyúscia Pretto