Amai elege nova diretoria do Colegiado de Saúde

No dia 26 de outubro, estiveram reunidos, na sede da associação, os secretários, técnico e gestores de saúde da região para eleger a nova diretoria do Colegiado de Saúde da Amai. Geraldo Azzolini, secretário de saúde, de Xaxim foi eleito Presidente e Sônia Teresinha Franzoi Bodanese vice-presidente do Colegiado de Saúde da Amai.

"O papel do presidente do colegiado é reunir os secretários, os técnicos para debater as questões de política de saúde, principalmente, sobre financiamentos e gestão de serviços", disse o presidente eleito.

Segundo Azzolini, todos os municípios do Brasil estão discutindo, neste momento, sobre o pacto de gestão que é uma nova modalidade de gestão e gerenciamento do sistema único de saúde – SUS. "O colegiado da Amai faz parte desta discussão. Cada município estará assinando um termo de compromisso para se tornar um gestor pleno. Todo o município brasileiro será pleno no que ele pode realizar e assumir como compromisso para que possa desenvolver políticas de saúde em seu município com maior eficiência, eficácia e melhor resultados".

Sônia Teresinha Franzoi Bodanese, eleita vice – presidente do colegiado disse que "a responsabilidade do colegiado é representar os 14 municípios da região e discutir pontualmente os assuntos, problemas e soluções dos municípios que podem ser iguais, um ajudando o outro".

Geni Pereira Lopes, secretária de saúde de Faxinal dos Guedes e ex-presidente do colegiado, fez uma avaliação de seu mandato. "Eu avalio as ações do colegiado como mais positivo do que as expectativas que tínhamos. Antes de assumir a presidência o colegiado estava parado então, viemos para dinamizar o processo. Hoje, o colegiado está em uma fase muito dinâmica. Discutimos com os prefeitos associados à Amai a questão do repasse para o plantão de especialidades do Hospital Regional e sobre os problemas comuns dos 14 municípios".

 

Ascom/Amai